Prefeitura divulga funcionamento dos serviços na Semana Santa

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2017 16h10

Com o ponto facultativo decretado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta Quinta-feira Santa, dia 13, alguns serviços municipais terão seus horários de funcionamento alterados.  Os órgãos públicos não terão expediente, com exceção dos serviços considerados essenciais e indispensáveis para a cidade.

Saúde

O funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USFs) será suspenso, assim como os dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e Siqueira Campos, a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais setores administrativos.

A Rede de Urgência e Emergência (Reue), que abrange os dois Hospitais Municipais, funcionará normalmente, atendendo a população por 24h. No Hospital Fernando Franco (Zona Sul), localizado no conjunto Augusto Franco, funciona a Urgência Pediátrica, e no Hospital Nestor Piva (Zona Norte), que fica na avenida Maranhão, funcionam a Urgência Ortopédica e a Urgência Odontológica.

O Centro de Informações Específicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) possui uma Unidade de Resposta Rápida (URR), que funcionará em regime de plantão. O telefone é: (79) 98103-0179. Esse número é exclusivamente para emergências de saúde pública. Ele está disponível para que os profissionais de saúde possam ligar caso ocorra algum evento inusitado, como surto de doenças ou intoxicação alimentar.

Educação

Todas as escolas da rede pública municipal de ensino terão suas aulas suspensas durante a Semana Santa. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), não abrirá na véspera e na Sexta-Feira da Paixão. No sábado, 15, e no domingo, 16, a CCTECA também estará fechado. A unidade retoma as atividades na terça-feira, 18.

Mercados e feiras

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informa que na Quinta-feira Santa, 13, os mercados centrais Albano Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz manterão o horário de funcionamento habitual. Já na Sexta-feira da Paixão, 14, somente o setor de pescados e hortifruti do mercado Albano Franco funcionará até o meio-dia, os demais setores e os outros dois mercados estarão fechados.

As feiras livres dos bairros Agamenon Magalhães, Castelo Branco, residencial Costa Nova (na Aruana), Jessé Pinto Freire, Lamarão, São José, Médici, Sol Nascente e Suíça, que normalmente ocorrem na sexta-feira, serão antecipados para a quinta-feira, 13. No sábado e no domingo, as feiras livres acontecerão normalmente.

Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), amplo espaço de área verde que reúne familiares e visitantes, abrirá as suas portas em horário normal, das 5h às 21h, neste feriado e durante o final de semana.

Cultura

As unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), estarão fechadas na sexta-feira, 14. São elas: o Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), o Mirante da 13 de Julho, a Galeria de Arte Álvaro Santos, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, a Escola de Arte Valdice Teles e a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes. Nos demais dias, funcionarão normalmente.