Crianças do Recanto da Paz tem tarde de educação em saúde e lazer

Saúde
11/04/2017 17h20

Ao escutar a música infantil do coelhinho, o pequeno Lucas Santos, de oito anos, não resistiu e, abrindo um sorrisão, pulou e caiu na dança. Ele e outras crianças que moram no loteamento Recanto da Paz, no bairro Atalaia, tiveram nesta terça-feira, 11 uma tarde de lazer e de educação em saúde, promovida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves, em alusão à Páscoa. A criançada brincou, dançou, assistiu a uma peça de teatro sobre higiene e escovação dos dentes, ouviu historinha sobre prevenção à dengue e ganhou brindes.

“Adorei a tarde. Cantei, dancei, aprendi a escovar corretamente os dentes e que também não podemos deixar água em garrafas e pneus por causa do mosquito que passa a dengue e outras doenças. Me diverti bastante e vou passar para os meus amigos tudo que aprendi aqui”, disse Lucas.

Já Eduarda de Oliveira, que também participou da atividade, conta que aprendeu como escovar os dentes e a não deixar água acumulada em casa. “As tias deram dicas e ensinaram a escovar os dentes da maneira correta e já vou ensinar a minha irmã, que não pôde vir. E aprendi também que não podemos deixar água acumulada em casa para não virar criadouro do Aedes. A tarde foi muito divertida e ainda ganhei presente”, declara.

A mãe de Eduarda, a dona de casa Carla Pereira, aprovou a iniciativa e ressaltou a importância das crianças terem lazer e de também receberem dicas de saúde. “Fiquei até emocionada porque vi minha filha se divertindo, brincando, dançando e também aprendendo sobre saúde. Ela teve um dia totalmente diferente e vi o quanto ela ficou feliz. Somos de uma comunidade carente e adoramos quando há iniciativas como esta”, afirma.

Educação em saúde


Além da diversão, a gerente da Antônio Alves, Patrícia Gonçalves, frisa a importância de passar orientações sobre saúde para as crianças. “Organizamos uma tarde de lazer, mas também de educação porque é importante as crianças receberem orientações sobre saúde. Conseguimos aliar diversão à educação, com teatro, música, dança e historinhas. Queremos mostrar sempre as crianças que saúde não é só injeção, mas também é alegria”, explica.

A iniciativa contou com a parceria dos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit).