Saúde distribui repelentes para gestantes do SUS

Saúde
11/04/2017 18h20

Proteger é amar. Assim é a filosofia da Prefeitura Municipal de Aracaju que trabalha para oferecer o cuidado à saúde dos aracajuanos. Um exemplo disso foi a ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a entrega de repelentes a cerca de 40 gestantes que fazem o pré-natal na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Côrtes, localizada no bairro Soledade. O ato ocorreu na tarde desta terça-feira, 11, e teve como meta proteger as mulheres grávidas dos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, como o zika, que pode causar a microcefalia nos bebês.

De acordo com Cristiani Ludmila Borges, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, o Ministério da Saúde enviou um lote de repelentes para as gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família, mas os gestores municipais se sensibilizaram e fizeram a compra do produto para todas as gestantes que são acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. “A partir desta quarta-feira, 12, os repelentes serão entregues nas farmácias das unidades de saúde para todas as gestantes que fazem o pré-natal e já estão com o nome na lista. As que são cadastradas no Bolsa Família receberão duas unidades e as demais, uma”, informou a coordenadora.

“Aproveitamos a oportunidade e demos orientações de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, a zika, a chinkungunya e a febre amarela. Os cuidados que devem ser tomados em casa, como a limpeza do ambiente e o uso de roupas compridas nos horários mais críticos como no início da manhã e finalzinho da tarde. Orientação é primordial para que as gestantes fiquem calmas e passem tranquilidade aos bebês. Nesta unidade não foi notificado nenhum caso de microcefalia”, explicou a enfermeira responsável técnica da USF Carlos Hardman, Eunice Coelho.

A dona de casa Tatiane Silva dos Santos, grávida do terceiro filho, ficou muito feliz em poder receber o repelente que tem 10 horas de proteção e foi orientada a passar duas vezes ao dia. “Eu pensei que era só para quem fosse cadastrada no Bolsa Família e tive a boa surpresa quando soube que a prefeitura pensou em nós também e comprou mais repelentes para nos dar. Eu não quero que o meu filhinho nasça com microcefalia e não tenho dinheiro para comprar. Agradeço de coração”, emocionou-se Tatiane que está no segundo mês de gestação.

Sífilis

A enfermeira do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e Hepatites Virais, Marília Uchôa, aproveitou o evento para falar sobre a sífilis congênita, que é uma doença que passa da mãe para o filho na hora do parto se não forem tomados os devidos cuidados. “A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que a gestante pega com uma relação sexual sem camisinha. Aracaju, infelizmente ainda tem muitos casos de sífilis congênita e nós continuamos na luta para erradicar esta doença que também faz com que o bebê nasça com microcefalia”, alertou Marília.