Secretário se reúne com conselheiros de saúde da 3ª Região

Saúde
12/04/2017 10h15

O secretário municipal de Saúde, André Sotero, se reuniu na terça-feira com os Conselhos Locais de Saúde da 3ª Região, na sede da Associação de Moradores do Inácio Barbosa, atendendo a um convite feito pelos conselheiros. Na pauta, as dificuldades que cercam as cinco unidades de saúde da região, deixadas pela administração anterior.

As necessidades das unidades de saúde foram apresentadas para o plenário da reunião e entregues documentalmente ao secretário André Sotero, que abriu sua fala dando uma boa notícia aos conselheiros: em 60 dias, no máximo, todos os postos de saúde estarão recebendo condicionadores de ar novos. “Uma das principais dificuldades que os trabalhadores enfrentam atualmente na lida diária é a falta de climatização nas unidades de saúde. Esse problema nós estamos resolvendo, porque uma das metas da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é qualificar as condições de trabalho dos profissionais de saúde”, disse Sotero.

A reunião com o secretário de Saúde foi a primeira realizada com os Conselhos da 3ª Região e quem garante isso é o presidente do Conselho Local da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ministro Costa Cavalcante, Wellington Gonçalves. “A presença do secretário André Sotero aqui conosco mostra que estamos vivendo um tempo novo, de fato. Já presidi o conselho por diversas vezes e nunca um secretário se reuniu conosco, apesar das nossas insistentes solicitações”, enfatizou o conselheiro.

Wellington Gonçalves destacou que a comunidade da UBS Ministro Costa Cavalcante, localizada no Jardim Esperança, é 100% SUS. “Daí a importância de a unidade ser fortalecida e melhorada as condições de trabalho e atendimento à população”.

Diagnóstico

Em linhas gerais, os postos de saúde operam em condições físicas e de equipamentos de forma precária. Essa constatação foi feita pelo próprio secretário de Saúde no primeiro mês de gestão, a partir de uma série de visitas feitas às unidades das redes de Atenção Primária, Especializada, Psicossocial e de Urgência e Emergência. AS demandas passadas pelos conselheiros apenas reforçam um diagnóstico já elaborado pela própria gestão.

“Nossa meta agora é trabalhar para melhorar a oferta de serviços, as condições de trabalho dos profissionais e a estrutura física das redes. Infelizmente, este será um ano de ajustes entre a receita e a despesa, mas, dentro das nossas condições, vamos procurar ir sanando as dificuldades”, disse o secretário aos conselheiros, depois de fazer um relato de como encontrou a saúde pública de Aracaju.

Para o gerente da UBS Dona Sinhazinha, Alberto Souza Garcia, o momento de conversa entre os conselheiros e o gestor é necessário, uma vez que o secretário passa a conhecer as demandas dos Conselhos, além de estabelecer um relacionamento que irá repercutir na melhoria das condições de funcionamento das unidades.“O objetivo desse encontro é o de defender as melhorias que as unidades precisam para que a gente possa qualificar os serviços ofertados à população”, apontou.

André Sotero define a reunião como mais um passo dado na direção de conduzir a Saúde de forma integrada com a comunidade. “Reconhecemos a importância do controle social, respeitamos o trabalho por ele desenvolvido e queremos contar com a participação dos Conselhos de Saúde na gestão”, concluiu André Sotero.

Composição

A 3ª Região compreende as Unidades Básicas de Saúde Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio), Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança), Ávila Nabuco (Conjunto Médici), Dona Sinhazinha (Grageru) e Max de Carvalho (Luzia).