Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe

Saúde
17/04/2017 12h45

“Todos os anos eu e meu marido repetimos a mesma rotina: logo no primeiro dia da campanha contra a gripe, procuramos a unidade para tomar a vacina. É um compromisso que nós firmamos com a nossa saúde porque na nossa idade a gente não pode descuidar”, enfatizou a aposentada Ninfa Felix Tinel.  

Era pouco mais das 8 horas quando dona Ninfa e seu Aurelidio chegaram a Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite, no bairro Suissa, para serem imunizados. A campanha de vacinação contra o vírus Influenza foi iniciada nesta segunda-feira, 17, e segue até o dia 26 de maio com a meta de imunizar 174 mil pessoas em Aracaju. A vacina trivalente protege contra três tipos de vírus e reduz as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções provocadas pela gripe.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Débora Moura, a vacinação acontece exclusivamente nas 44 Unidades de Saúde. “Hoje algumas unidades ainda não haviam recebido as doses por uma questão estratégica. Nós deixamos pra distribuir por último as vacinas destinadas a Zona de Expansão e também para aquelas unidades que ficam localizadas em áreas com histórico de invasão. Tivemos recentemente vários casos de unidades que perderam todo o estoque de vacinas depois de serem arrombadas, então não quisemos correr o risco disso acontecer. Mas amanhã todas as USFs estarão abastecidas e aptas a vacinar os grupos prioritários”, explicou.

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Para receber a vacina é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. Os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais precisam levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores devem comprovar a atividade através de algum documento ou declaração da escola onde ensina.

Aos 59 anos, o aposentado Sérgio Cardoso não tem a idade mínima para receber a vacina, mas é diabético e por isso também foi imunizado. “O inverno está se aproximando e com ele a gente sabe que as doenças respiratórias atacam com mais frequência, como eu já sou diabético não quero correr o risco de pegar gripe e ter complicações mais graves. Em minha opinião essas campanhas são muito importantes, porque promover a saúde é promover a vida”.

Dia D e Prevenção

No dia 13 de maio será realizado o “Dia D" de mobilização nacional e todas as Unidades de Saúde da Família da capital estarão abertas para vacinar o público alvo da campanha, das 8h às 17h.

A vacinação é a medida mais indicada para prevenir a gripe. Mas há alguns cuidados básicos que podem reduzir os riscos de transmissão, como higienizar as mãos, principalmente antes de consumir alimentos; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.