Escolas municipais de Aracaju realizam atividades no Dia Nacional do Livro

Educação
18/04/2017 14h47

Brincar, ler e aprender são os ingredientes perfeitos para gerar conhecimento e, de forma divertida, estimular a criatividade e a interpretação. Esse é um trabalho que faz parte do projeto pedagógico das escolas municipais, fomentado pela secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). Esta terça-feira, 18, tem um gostinho especial para os estudantes, é a comemoração alusiva ao Dia Nacional do Livro, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato, autor que contribuiu para a literatura brasileira.

Durante todo o dia as escolas realizam atividades alusivas à data com rodas de leitura, contação de histórias, teatro, vídeos sobre Monteiro Lobato, além de caracterização das crianças com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras mais consagradas do autor.

Nailaine Noemi, estudante do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Rachel Cortes Rollemberg, revela o que mais tem gostado na programação e o que aprendeu sobre Monteiro Lobato. "Eu aprendi muitas histórias legais com os personagens que a tia contou. Eu gostei muito de Emília, ela é engraçada. Foi muito bom Monteiro Lobato ter criado tantos livros para as crianças porque a gente se diverte e aprende", conta.

Para a professora Maria José, ensinar às crianças sobre o escritor e criador pioneiro no Brasil da literatura infantil é enriquecedor. "Sua grande obra é o Sítio do Pica-Pau Amarelo e as crianças estão encantadas com os personagens e com as lições de cada um. É emocionante essa troca e ver no olhar de cada uma a alegria pelas novas descobertas", explica.

Círculo do Livro

A diretora da Emef Dom José Vicente Távora, Silvia Karina Falcão, explica que no dia do livro foram realizadas leituras, contação de histórias, ilustração e pintura, bem como construção de cartazes. A partir desta terça, tem início na escola o projeto O Círculo do Livro. 

"Todas as sextas-feiras os alunos escolhem um livro pra no final de semana ler para alguém de sua casa. Na segunda- feira, eles contam para a turma como foi o seu livro, o que aprendeu, se a família gostou da história. Aproximamos o aluno da escola e a família também. O livro infantil é importante, pois é através dele que estimulamos a liberdade de pensamento, o imaginário e a criatividade", explica Silvia Falcão.

"Música Historiando com a boneca de pano"

Já as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei)  Dr. Fernando José Guedes Fontes foram acolhidas, nesta terça, 18,  com  contação de histórias infantis em formato musical. A programação faz parte do projeto "Música Historiando com a boneca de Pano", que hoje foi preparada especialmente em homenagem ao Dia do Livro. 

De acordo com a diretora da Emei, Kátia Siene Santos Dias, o objetivo é estimular iniciativas lúdicas focadas no desenvolvimento dos educandos. "Queremos incentivar a formação do hábito da leitura. Todas as turmas, desde o berçário até o infantil, interagem com o livro. buscamos fazer com que eles tenham a familiarização com o manuseio do livro e, desde cedo, com a leitura", contextualiza.

"Vamos utilizar durante a semana o espaço de leitura que a escola recebeu, que é a biblioteca itinerante, para a interação das crianças com os livros junto com os cuidadores. Estamos aproveitando esse momento para incentivar a leitura", completa a coordenadora pedagógica Rita de Cássia.