Programa Amigos do Meio Ambiente leva conscientização a escolas municipais

Agência Aracaju de Notícias
18/04/2017 15h13

Mais de 100 árvores frutíferas serão plantadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas em Aracaju. Antes mesmo da chegada das mudas, os alunos já estão se familiarizando com a novidade através do Programa Amigos do Meio Ambiente, que começou a ser posto em prática na unidade na manhã desta terça-feira, 18.

O grupo de teatro Earte levou Educação Ambiental para cerca de 200 estudantes de diferentes idades e séries. Nesta primeira etapa do Programa, duas sessões do esquete teatral "Arboriza-me" foram apresentadas aos estudantes. O objetivo é preparar crianças e adolescentes para receber o plantio das novas árvores, previsto para o dia 5 de maio, e mostrar como eles poderão colaborar com sua manutenção no período de crescimento.

Mas, de acordo com a coordenadora do setor de Educação Ambiental da Secretaria, Raphaella Ribeiro, as atividades que chegam à escola são bem mais amplas e integram o novo programa Amigos do Meio Ambiente, que está sendo posto em prática pela Sema em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cada semestre o programa vai desenvolver um trabalho nos eixos "Resíduos, Hortas, Arborização e Conduta Legal" em cinco diferentes escolas.

"Cada eixo envolve quatro etapas, o teatro, a sensibilização com os alunos interessados em serem amigos do meio ambiente, o plantio com nova sensibilização utilizando a literatura de cordel, e por último vamos convidar os alunos a apresentarem o resultado do que eles apreenderam com todo o trabalho. Junto a isso teremos uma apresentação musical da equipe da Sema. A ideia é que eles se tornem multiplicadores", informou a coordenadora.

Educação Ambiental e Arte

O grupo de teatro da Sema é composto por seis membros, todos estudantes, sendo quatro de Teatro, uma de Música e uma de Letras. A protagonista do esquete desta manhã, Malu Andrade, explicou que no diálogo entre uma mãe e a filha estudante elas destacam a importância do plantio e da preservação de árvores para o equilíbrio do meio ambiente urbano. No papel da filha, Erika Santana também ressalta a assiduidade nas aulas como fundamental.

Em 15 minutos, e de forma leve e descontraída, as atrizes falam também do Plano Municipal de Arborização e, ao final da apresentação, a analista ambiental da Sema, Carla Zoaide, informa aos alunos sobre a continuidade das ações que seguirão na escola, e que levarão ainda mais surpresas para eles. A receptividade da plateia foi calorosa e cheia de curiosidade.

Todo o trabalho do Programa Amigos do Meio Ambiente será desenvolvido em um período que pode variar de um mês a um mês e meio em cada escola, pois se trata de um programa de educação ambiental continuada. As escolas selecionadas para o primeiro semestre, além da Emef Prof. Costa Melo, foram a Escola de Educação Infantil Profª Neuzice Barreto Lima, a Emef Jornalista Orlando Dantas, Emef Profº Florentino Menezes, Emef João Teles de Menezes e Emef José Carlos Teixeira.