Cras Maria Diná comemora o Dia do Livro Infantil

Assistência Social e Cidadania
18/04/2017 16h39

Para comemorar o Dia do Livro Infantil, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, equipamento da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) no bairro 17 de Março, realizou uma oficina para produção de livros com crianças e adolescentes assistidos pela unidade na manhã desta terça-feira, 18.

Uma atividade silenciosa que pode levar o praticante para um mundo novo repleto de sensações, com o poder de transformar destinos. A leitura é indispensável no desenvolvimento cognitivo das pessoas e já é comprovado que a presença dela carrega uma melhoria sensível na forma das crianças e adolescentes se relacionarem com o conhecimento.

De acordo com Andréa Dória, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semasc, a diferença que a leitura faz na vida de uma criança é percebida desde o primeiro contato com a literatura. "Ler estimula a criatividade e isso faz com que as crianças e os adolescentes desenvolvam a imaginação. E quando esses jovens tem acesso à leitura eles podem aumentar o repertório dele de possibilidades na vida.

Adail Junior é educador do Cras Maria Diná Menezes e o ministrante da oficina de produção de livros. Ele faz um trabalho continuado de incentivo à leitura e conta como ela pode modificar o comportamento dos alunos. "Nós temos um aluno que tinha um perfil muito provocador, gostava de irritar as pessoas, e a partir da leitura de uma história da ‘Turma da Mônica' ele mudou de comportamento. Ele percebeu que a amizade entre a Mônica e o Cebolinha sempre estava abalada por conta das provocações que o menino fazia e resolveu parar com a prática".

Um outro usuário do Cras que mostrou bastante interesse nas atividades relacionadas à leitura foi Jefferson Santos. Com 15 anos, ele participou da oficina de produção de livros e revelou que, além de ler, também gosta muito de escrever. "Toda vez que eu estou triste eu escrevo e guardo pra mim, isso me faz um bem enorme. Muito do que eu escrevo vem do que eu li nos livros. Nunca vou parar de ler".