Método de barragem é usado em limpeza do canal da avenida Airton Teles

Serviços Urbanos
18/04/2017 16h23

Prevenção. Essa é a palavra de ordem que a Prefeitura de Aracaju utiliza quando se trata de garantir a qualidade de vida para a população aracajuana. Desta forma, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou a limpeza do canal da avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio, zona Norte da capital.

A limpeza do canal está sendo feita pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para represar parte da água do canal, por meio de uma bomba de sucção. Em seguida, uma tela retém o lixo que foi arrastado pela correnteza gerada com a abertura da lona.

O trabalho de recolhimento de lixo e entulho, visando a conservação do espaço e a prevenção de enchentes, acontece de forma minuciosa em diversos canais da cidade, seja por meio da limpeza manual, mecanizada ou pelo método de barragem.

Segundo a Diretoria de Operações da Emsurb, essa técnica é muito específica e não ocorre em todos os canais da capital, pois é necessário que o canal seja profundo e largo para comportar os equipamentos. Estão sendo retirados, diariamente, no canal da avenida Airton Teles mais de duas caçambas de resíduos. A previsão é que o serviço seja concluído em dois meses, pois a continuidade das atividades depende do fluxo da maré.

Para o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, esse procedimento tem garantido bons resultados, por retirar de locais de difícil acesso e com grande quantidade lixo vários objetos jogados indevidamente pela população. "É comum encontramos garrafas pet, sacos plásticos, brinquedos, sofás e até alguns eletrodomésticos. A vantagem dessa técnica é que o lixo é levado pela pressão da água, removendo o que está acumulado no fundo do canal", explica.

Conscientização

Dona Maria Francisca, que mora na localidade há mais de 40 anos, disse que o serviço chega em um bom momento e alerta para a conscientização da população. "Esse canal é muito problemático. O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns por olhar por essa região. Esse canal sempre enche e causa muitos transtornos pra nós, mas muitos carroceiros contribuem jogando entulhos. É preciso consciência que estão fazendo errado", frisou.

Para a dona de casa, Laíde Barreto Santos, é preciso que a população some com a Prefeitura para manter a cidade mais agradável para todos. "Precisa haver uma parceria entre a comunidade e a Prefeitura. Não adianta esse empenho da Emsurb se os moradores não colaboram com a manutenção. Hoje está limpo, amanhã já tem saco de lixo espalhado por aqui. A população precisa se conscientizar e se educar", afirma.

Comerciante há mais de 30 anos da região, Luís Carlos Pereira sabe que falta cidadania por parte dos moradores. "É preciso que a população exerça a sua cidadania e colabore com a Prefeitura. A Emsurb executa o serviço da limpeza do canal, mas a vizinhança precisa ajudar. Temos coleta de lixo domiciliar regular; não tem necessidade de depositar o lixo no canal. Cansei de ter prejuízo em minha loja por causa das enchentes", ressaltou Luís Carlos Pereira.