Educação promove parcerias e estabelece força tarefa contra o Aedes aegypti

Educação
18/04/2017 22h52

Promoção de saúde no ambiente escolar é uma preocupação constante da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Para combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), está realizando, durante todo o mês de abril, ações de combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya nas escolas da rede municipal de ensino.

Na manhã desta, terça-feira, 18, foi a vez dos coordenadores pedagógicos receberem uma capacitação para a articulação entre escolas e comunidades no sentido de combater o foco do mosquito nas instituições de ensino e nas casas dos alunos. O objetivo é que os coordenadores sejam multiplicadores das medidas necessárias de combate ao vetor.

O evento começou com uma apresentação do teatro de bonecos da GMA. Os personagens Geninho e Alice mostraram o perigo do Aedes aegypti e chamaram a atenção para a responsabilidade que cada indivíduo deve ter para proteger a si e a sua comunidade. Os coordenadores acompanharam atentos e participaram da atividade, interagindo com os personagens.

Parcerias

A responsável pela coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) da Semed, Maíra Nascimento, chamou a atenção para a importância da parceria entre os setores da Prefeitura Municipal de Aracaju para a execução de políticas transversais de promoção de saúde no ambiente escolar. “Para realizarmos ações efetivas e continuadas, estamos apostando na força das parcerias. Se por um lado, um parceiro natural é a SMS, que tem nos dados um apoio imenso, por outro lado estamos contando com a parceria da Guarda Municipal, que fez questão de se integrar à esta proposta”, afirmou Maíra Nascimento.

A SMS apresentou o ciclo de vida do mosquito e explanou sobre prevenção e epidemiologia por meio de um vídeo educativo apresentado pela técnica do Programa de Saúde na Escola (PSE), Kátia Gonçalves, que na ocasião explicou os projetos desenvolvidos em parceria com a Semed. “Hoje viemos apresentar as propostas da SMS para trabalhar nas escolas o Projeto Campo Limpo #NossaEscolaContraoAedes. A ideia é mobilizar professores, alunos, familiares e também  a comunidade que vive no entorno da escola  no enfrentamento ao mosquito”, explicou Kátia Gonçalves.

O teatro de fantoches foi uma promoção da GMA através do projeto Guarda Cidadã, que, entre outras ações utiliza o teatro como ferramenta pedagógica para trabalhar com as crianças do ensino fundamental menor, como é conhecido o ensino fundamental para crianças da pré-escola ao primeiro ano. Sabrina Smith, supervisora da GMA e coordenadora do programa, explicou a importância da ferramenta para as ações de combate ao mosquito. “O teatro de fantoches nos aproxima das crianças, elas entendem a linguagem, interagem e, consequentemente, multiplicam o que estamos ensinando por meio da apresentação. Estou muito feliz com essa parceria que só fortalece a PMA e as comunidades do entorno escolar”, analisou a supervisora.

Multiplicadores

No corpo diretivo das escolas cabe ao coordenador pedagógico dar as diretrizes metodológicas das políticas de ensino e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos. As ações transversais de enfrentamento ao Aedes aegypti estão sendo inseridas nas atividades pedagógicas das escolas da rede municipal de ensino por meio desses profissionais. A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Maria Givalda da Silva Santos, Clariane Maria Ramos, destacou a importância desse trabalho. “Nós sabemos que essas ações que aprendemos aqui serão levadas às crianças e isso dará resultados, porque o que aprendem na escola, as crianças multiplicam em casa. Na minha escola vai ter o teatrinho de fantoche e a caça ao mosquito”, informou.

Já a coordenadora da Emei Quintina Diniz, localizada no bairro Siqueira Campos, Nadja da Silva, afirmou que existe a incidência das doenças transmitidas pelo vetor na comunidade na qual a escola está localizada e ter a escola como multiplicadora da prevenção ao mosquito é de extrema importância. "Temos consciência que essas ações terão um impacto muito positivo em nossa comunidade", avaliou a coordenadora.