Cras amplia atuação e oferta serviço em Associação de Moradores do Bugio

Agência Aracaju de Notícias
19/04/2017 09h12

Na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) o trabalho em conjunto é muito bem visto. Pensando em firmar mais uma parceria de sucesso, dessa vez com a Associação dos Moradores Pró-Melhoria e Defesa do Bugio, a Semasc fornece, desde a terça-feira, 18, os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) nas instalações da associação.

A população do bairro Bugio era atendida pelo Cras João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, tornando o deslocamento para os moradores do Bugio inviável. De acordo com a diretora de Proteção Social do Suas, Inácia Batista, a Semasc já tem o perfil de firmar parcerias com entes públicos e privados para o benefício da população. No caso da descentralização dos serviços do Cras não foi diferente.

"A Associação já tem um trabalho de muito tempo no Bugio, principalmente com o público idoso, então a intenção da Semasc em ofertar os serviços do Cras também nessa localidade é a de valorizar o trabalho realizado pela Associação dos Moradores do Bugio, fazer a parceria com eles no sentido de referenciar esses usuários aos nossos serviços, além de trabalhar sem gerar grandes custos para a máquina pública", explica Inácia. 

Explicando o serviço

O Cras é um local onde as pessoas têm acesso ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), projetos socioassistenciais de proteção social básica, para as famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Ele também fortalece os vínculos entre os entes da comunidade.

Para que os usuários dos serviços do Cras sabiam que tipo de atividades serão oferecidas, uma palestra instrutiva foi realizada nas dependências da Associação. Para Andréa Dórea, gerente do Serviço de Convivência da Semasc, a atividade é muito importante para o empoderamento do povo. "Eles precisam saber quais os trabalhos oferecidos pela secretaria para que consigam buscar ajuda".

Maria Francisca Vieira tem 81 anos e há seis participa da Associação dos Moradores do Bugio. Para ela, a praticidade do serviço tende a aumentar. "Eu não podia ir lá no Santos Dumont porque não tenho transporte, ter os serviços do Cras aqui tão pertinho de mim é maravilhoso", comemora.

A Associação dos Moradores Pró-Melhoria e Defesa do Bugio fica na rua Terezinha Macedo da Silva, nº 54, bairro Jardim Centenário.