Assistência Social participa de seminário sobre epidemia de zika e microcefalia

Assistência Social e Cidadania
19/04/2017 18h31

Quase dois anos após o período considerado como um dos maiores surtos de zika em todo o país, principalmente na região Nordeste, o vírus volta a ser pauta e gera grande preocupação para o poder público e sociedade. Mesmo raramente levando à morte, a doença causada pelo vírus pode ter sérias consequências ao atingir mulheres grávidas, causando a má formação do cérebro do bebê - a microcefalia.

Para falar sobre o assunto e retomar a temática junto ao Estado e municípios, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 19, o Seminário sobre a Microcefalia. Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB-SE), o evento contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

"Atualmente essas crianças já estão perto de completar dois anos de idade. Por isso a intenção é de que a gente faça essa interlocução entre a Saúde e a Assistência do município, com apoio do Estado e da sociedade, no sentido de acompanhar todos os casos. Para a Saúde como um todo, elas já fazem parte dos atendimentos de Alta Complexidade. Já para nós da Assistência é importante pensar no acompanhamento do desenvolvimento físico e intelectual da criança e também no dia a dia de suas famílias", pontuou o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Semasc, Murilo Oliveira.

Segundo Murilo, é papel da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, através dos equipamentos do Cras, fazer a busca desses usuários nos territórios para que seja concedido o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, deve ser prestado um trabalho psicossocial dentro da estrutura familiar da criança, através do Centro-Dia. "São famílias que, de certa forma, são desestabilizadas emocionalmente pelo nascimento, seja pelo abandono ou pela situação financeira vulnerável. A Assistência vem para trabalhar esse vínculo e auxiliar na busca do direito ao BPC", explicou.

De acordo com a representante da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-SE, Lilia Souza, o seminário é uma oportunidade para que sejam trocadas informações entre os órgãos. "O papel da OAB nesse tipo de debate é mediar a interação e, nesse processo, acompanhar a atualização dos dados e ações desenvolvidas pela administração municipal e estadual. Dentro do âmbito das nossas atribuições, vamos contribuir no que se fizer necessário", destacou.

Microcefalia em Aracaju

No mês de agosto de 2015 houve um número crescente de nascimentos de crianças com microcefalia, sendo o último caso registrado em outubro de 2016. Um total de 78 casos notificados. Destes investigados, 53 foram confirmados. Atualmente o acompanhamento é feito com 23 deles.