Arquivo Público Municipal recebe estudantes do Senac

Cultura
20/04/2017 16h09

Cerca de 30 alunos do curso de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviços Administrativos do Senac-Sergipe fizeram uma visita técnica na manhã desta quinta-feira, 20, ao Arquivo Público Municipal de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Os jovens conheceram as instalações do arquivo e foram orientados pela coordenadora da unidade, Rita de Cássia Valença, a respeito das diversas maneiras de organização de arquivos e dados de uma empresa. 

“Mostramos aos alunos como eles podem catalogar os arquivos e as maneiras de organização, a depender do grau de importância de cada documento. Essa é uma visita prática que contribui muito na formação dos futuros auxiliares administrativos do Senac”, observou Rita de Cássia.
 
Segundo a professora responsável pela turma, Erika Chagas, a visita faz parte de uma unidade curricular de aprendizagem do curso e tem como objetivo mostrar como funciona um arquivo e o seu gerenciamento. “Como os alunos trabalham com serviços administrativos eles devem estar cientes principalmente como funciona essa parte estrutural de organização. Aqui eles viram as denominações de cada tipo de arquivo e como eles devem ser arquivados”, explicou.

Parceria
 
O Arquivo Municipal recebe alunos de diversos cursos do Senac durante os dois semestres letivos do ano. Segundo Erika, essa é a etapa inicial da parte prática dos cursos, ver como as coisas funcionam e como podem utilizar o aprendizado no mercado de trabalho. “É uma excelente parceira, porque temos a possibilidade de trazer esses meninos para enxergar como realmente funciona o arquivo. Na maioria das vezes, eles acham que arquivo é só um papel e que não tem muito valor, então, aqui podemos mostrar a visão mais técnica sobre o arquivo e mostrar o grau de importância do seu bando de dados. Realmente só temos a ganhar”, concluiu.

O Arquivo
 
O Arquivo Público tem como objetivo localizar, recolher, registrar e guardar documentos de valor histórico que revelam os importantes momentos da capital sergipana. Estudantes, pesquisadores e curiosos procuram durante todo o ano, o local, como fonte de informação. É possível encontrar jornais, periódicos, projetos arquitetônicos entre muitos outros documentos importantes arquivados desde o final do século passado. Aberto ao público de segunda a sexta das 8h às 17h, prédio fica localizado em frente à Funcaju, na rua Estância, nº 36, Centro de Aracaju. Mais informações através do número (79) 3179-1381.