Turmas de Cozinheiro Básico iniciam ciclo de capacitações em turismo

Formação para o Trabalho
20/04/2017 17h06

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) deu início às primeiras capacitações do Programa Regional de Desenvolvimento (Prodetur) com a abertura, no mês de abril, das turmas do curso de Cozinheiro Básico (160h) realizadas nos turnos manhã e tarde na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), situada no bairro Porto D'Antas, e na Unidade de Inclusão Produtiva, localizada na rua Alagoas, respectivamente.

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, esteve visitando uma das turmas para dar as boas vindas aos alunos e incentivá-los a seguir com a qualificação profissional, que de acordo com ele é um processo fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. "Vocês têm um longo e maravilhoso caminho de aprendizado pela frente, por isso persistam diante dos obstáculos e desfrutem de cada disciplina enriquecedora que vocês terão", afirma Luiz.

Das várias disciplinas que serão ministradas ao longo do curso, a primeira é a de Inglês Básico. Segundo o instrutor Fábio Cardoso, um dos principais objetivos do módulo é ensinar aspectos de conversação e vocabulário ligados ao conteúdo principal da capacitação. "A proposta é que eles aprendam palavras que utilizarão na cozinha, como os nomes de frutas, legumes, verduras e utensílios", explica Fábio.

A aluna Cleide Gomes tem 35 anos e é dona de casa. Ela já participou de outros de culinária e artesanato ofertados pela Fundat. "O curso vai ser bom porque vamos com a ampliação da orlinha do Bairro Industrial vão surgir oportunidades de emprego em bares e restaurantes", conta a moradora do bairro Porto D'Antas, que também está entusiasmada com as aulas de inglês. "Eu não tenho conhecimento em inglês e agora posso aprender palavras diferentes", comenta.

Mais cursos Prodetur

Para o mês de maio, foram abertas mais 240 vagas de cursos Prodetur, desta vez, inserindo algumas turmas no turno da noite com o objetivo de beneficiar quem já trabalha na área e encontrava dificuldade de participar em horário comercial. As inscrições seguem enquanto houver vagas abertas e podem ser realizadas na sede da Fundat (rua Pacatuba, 104, Centro) ou diretamente no local onde as aulas acontecerão. Mas, é importante ressaltar que a matrícula para os cursos que acontecerão nas unidades dos bairros 17 de Março e Santa Maria serão realizadas apenas nos respectivos locais.

No ato de matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e do CPF, comprovante de residência atualizado (com CEP de Aracaju) e declaração de escolaridade (ou histórico escolar). E atenção: é preciso também ter comprovação de experiência profissional na área de turismo ou certificação de cursos deste mesmo segmento.