Saúde: CCZ alerta para os perigos do aparecimento de escorpiões

Saúde
24/04/2017 17h29

Apesar de pequenos, os escorpiões são extremamente perigosos. Sua picada, que é venenosa, pode causar na vítima dor intensa, inflamação, inchaço e vermelhidão no local da picada, febre e, em casos mais graves, o aumento da frequência cardíaca e até parada cardíaca. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz um alerta para os perigos do aparecimento de escorpiões e explica o que se deve fazer ao encontrar um desses peçonhentos.

Segundo José Bonfim Oliveira, supervisor de Endemias do CCZ, é fundamental que a população evite a propagação de baratas nas residências, já que elas são fonte de alimentação dos escorpiões, e mantenha os ralos dos imóveis vedados, pois esta é a principal porta de entrada dos peçonhentos.

"Os escorpiões são realmente perigosos e a população precisa ter cuidado. É fundamental que as pessoas evitem a proliferação de baratas em casa porque elas são o principal alimento desse tipo de peçonhento e também é preciso manter os ralos vedados, já que este é a porta de entrada dos escorpiões nos imóveis. Além disso, não se deve deixar madeiras amontoadas e entulhos, por exemplo, por que os escorpiões se abrigam e se reproduzem nesses locais. São cuidados relativamente simples, mas que evitam o aparecimento dos peçonhentos", disse.

Ainda de acordo com ele, o uso de inseticida não é mais recomendado para a eliminação de escorpiões e, ao encontrar um peçonhento, o ideal é coletá-lo, colocá-lo em um recipiente fechado e levá-lo ao Centro de Zoonoses.

"Ao contrário do que muitos pensam, o inseticida não mata escorpião. Então, ao encontrar um peçonhento, o recomendado é coletar o escorpião, colocá-lo em um recipiente fechado e levá-lo ao Centro de Zoonoses. Se a pessoa não puder levar, pode ligar para o CCZ que iremos buscar o material no local. Temos interesse em pegar os escorpiões para o estudo e a descoberta de outras espécies", afirma.

Como evitar picadas

Como os escorpiões normalmente ficam em lugares sombreados, escuros e úmidos, um cuidado primordial para evitar a picada deste peçonhento é examinar roupas pessoais, de cama e banho e também calçados antes de usá-los.

"Os escorpiões sempre ficam escondidos, por isso, as pessoas devem examinar roupas e calçados antes de usá-los. Além disso, não se deve mexer em gavetas, caixas ou sacolas sem antes examiná-las também. A picada é a defesa do escorpião e elas são sempre acidentais. Não temos registro de morte por escorpião em Sergipe, mas pessoas são picadas com frequência", disse José Bonfim. É importante ressaltar que, ao ser picada, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde.

Orientações

Para se ter uma ideia, por dia, o CCZ atende a mais de 20 ligações de pessoas pedindo informações em relação aos escorpiões. Mas, agora, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), da SMS, também está preparada para passar orientações à população.

"Temos uma demanda grande em relação aos escorpiões, tanto que recebemos mais de 20 ligações por dia, mas fechamos uma parceria com a Vigilância e, agora, ela também poderá passar orientações para a população sobre este peçonhento", conta o supervisor de Endemias. Para qualquer esclarecimento sobre escorpiões, basta ligar para o CCZ, através dos telefones 3179-3564 e 3179-3565 ou para a Covisa pelo 3711-5000.

Segundo Graça Barros, coordenadora da Covisa, a população terá mais um canal para esclarecimentos. "Quando recebíamos ligações de pessoas que encontraram escorpiões encaminhávamos a demanda para o Centro de Zoonoses. Mas agora recebemos orientações do Centro e estamos preparados para fazer esclarecimentos para a população quando o assunto é escorpião", declara.