Semasc apresenta proposta de Plano Municipal de Formação dos Trabalhadores

Assistência Social e Cidadania
24/04/2017 17h45

Na tarde desta segunda-feira, 24, educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais e demais trabalhadores do SUAS (Serviço Único da Assistência Social) reuniram-se para a apresentação da proposta  do Plano Municipal de Formação e Capacitação Continuada para os trabalhadores e trabalhadoras do SUAS.

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, acredita que a proposta do Plano Municipal chega em boa hora e pede a ajuda dos profissionais da assistência. "Nós já passamos o turbilhão dos primeiros meses e agora a secretaria começou a entrar nos trilhos. O papel das trabalhadoras e dos trabalhadores é fundamental para a nossa equipe, porque vocês fazem a política acontecer. Essa é uma proposta altamente moldável, de acordo com as impressões de vocês. Não adianta só trabalharmos pelo salário que recebemos", afirma.

De acordo com a diretora de Gestão do SUAS, Rosária Rabelo, o que a equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) elaborou foi um esboço do que se entende por melhores condições de trabalho, mas as propostas estão à disposição da comunidade para discussão. "Essa é uma proposta de plano que os trabalhadores devem opinar. Acho que é um dos primeiros passos para que a gente possa reconstruir a política pública de assistência social no nosso município. Porque eu não compreendo qualificação de serviços se nós não temos os grandes atores dessa política ligados a isso", pontua a diretora.

A partir do Plano, os trabalhadores se sentem mais empoderados na realização dos trabalhos nos equipamentos, na opinião da coordenadora do CRAS Carlos Fernandes de Melo, Luciana Prado Menezes. "Acho importante porque vai valorizar o servidor e também vai valorizar a própria política. Na medida que ele vai se sentindo apropriado, com o conhecimento adequado para colocar em prática o que prega o plano, ele vai se sentir mais motivado a trabalhar da forma como deve, e quem tem a ganhar com isso é a comunidade".  

Após a apreciação da comunidade, o Conselho Municipal da Assistência Social analisará a proposta e dará o parecer final.