Estrutura da escola Olga Benário começa a receber reparos

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2017 18h04

Nesta segunda-feira, 24, foram iniciadas as obras de reforma na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont. Através dessa obra, a Prefeitura de Aracaju irá beneficiar cerca de mil alunos com um ambiente melhor para os estudos.

A Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a responsável por esses reparos, que fazem parte de um convênio de manutenção no valor de quase R$ 2 milhões, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira na semana passada. O convênio, com validade de dois anos, irá fazer reparos pontuais nas escolas da rede municipal, que durante muitos anos não receberam a manutenção adequada.

Segundo a engenheira da Coied, Íris Rodrigues, estão sendo realizadas visitas técnicas, seguindo as solicitações recebidas, para avaliar as escolas em situações mais emergenciais. “Todas as escolas da rede municipal poderão ser contempladas com essa contratação, desde que os serviços necessários estejam inclusos no contrato, como manutenção hidráulica, elétrica e de cobertura, entre outras”, explica Íris.

Dentro do cronograma que está sendo elaborado, outras duas escolas já estão com reformas previstas. A Emef Oviêdo Teixeira recebe as obras de reparos nesta terça-feira, 25, e a Emef Jornalista Orlando Dantas tem o início dos serviços previstos para o próximo dia 2 de maio.

Situação da escola

Forro das salas caindo, problemas na fossa, banheiros entupidos e vidraças quebradas. Essa era a precária realidade da Emef Olga Benário, narrada pela coordenadora pedagógica, Jurema Cristina. “Estávamos mantendo o nosso calendário letivo de forma complexa. Já chegamos a interditar uma sala devido aos estragos com as chuvas e removemos os alunos para a sala de leitura. No momento, estamos alternando as áreas em reforma para não suspender as aulas. Começamos pela parte mais urgente e depois partiremos para o restante. Acredito que em menos de um mês as obras estarão concluídas”, explica.

A professora do 3º ano da Emef Olga Benário, Nelma Mota, afirma que a atual situação é totalmente desestimulante. “Já tivemos alunos que passaram mal com o odor da fossa da Escola e isso será resolvido. Esse é um serviço básico e emergencial que estávamos precisando muito, que irá contribuir para que os nossos alunos não se machuquem e tenham banheiros decentes”.

Satisfação dos alunos

Segundo o aluno do 6º ano, Lucas Natan, o telhado das salas estava quebrado, com risco de desabamento e, consequentemente, quando chovia, as salas ficavam alagadas. “Eu acredito que agora vai ficar bom. Nossas aulas serão melhores e também irá nos ajudar na concentração durante as provas”, afirma.

A jovem Pâmela Eliane também já comemora a melhoria. “Como minha sala fica próximo à fossa, estávamos sentindo um mal cheiro muito forte durante as aulas. A gente vem para estudar e precisamos de um conforto para isso. Agora estou muito contente que a minha escola esteja passando por uma reforma e espero que consigam resolver esse problema”, comemora a estudante do 7º ano.