Edvaldo Nogueira prestigia centenário de Seixas Dória

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2017 20h13

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, nesta segunda-feira (24), a quarta edição do Projeto Realizadores, iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe, que celebrou o centenário de nascimento de João Seixas Dória. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Ana Lúcia Vieira. Na solenidade, ocorreu ainda o lançamento oficial do selo comemorativo ao centenário de Seixas Dória e a entrega de uma placa aos familiares do homenageado.

Para Edvaldo, o ex-governador Seixas Dória foi um “dos maiores brasileiros dos últimos tempos”. “Seixas Dória tem uma importância muito grande. Ele foi um dos maiores brasileiros do século passado e do início deste século. Foi um político, um escritor que fez da vida um libelo em defesa de Sergipe, do Brasil e das pessoas. Seixas Dória foi um exemplo do homem que preferiu manter a sua dignidade ao invés do poder ou do cargo. Ele é também um exemplo de um homem que lutou pelo desenvolvimento do país, pelo progresso, pela justiça social. Seixas Dória permanece vivo em nós, pois suas ideias, compromissos e, acima de tudo, sua ação como político são marcantes no país”, afirmou o prefeito.

A sessão que celebrou os 100 anos do nascimento de Seixas Dória foi presidida pelo deputado estadual Garibalde Mendonça, vice-presidente do parlamento estadual, e foi prestigiada por autoridades, como o governador Jackson Barreto, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Nitinho Vitale, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e o reitor da Universidade Tiradentes), Jouberto Uchôa, além de familiares do homenageado.

Para o governador Jackson Barreto, a homenagem é o “reconhecimento do povo sergipano ao homem público que amou o seu Estado. “Conheci Seixas Dória e participei da campanha dele. Esta homenagem significa o reconhecimento do povo sergipano ao homem público que amou o seu Estado, o seu país. Ele defendeu as riquezas do nosso país na Câmara Federal, foi um democrata vítima do Golpe de 64. Seixas Dória entusiasma qualquer um de nós. A Assembleia Legislativa e a Academia Sergipana de Letras estão de parabéns pelas comemorações do centenário”, destacou.

Garibalde Mendonça ressaltou que Seixas Dória foi “um dos grandes incentivadores da nossa geração”. “Temos em Seixas Dória um grande homem, um grande estadista, um homem que lutou contra tudo e contra todos, contra a Ditadura Militar. Foi deputado estadual, deputado federal e governador do nosso Estado. Nada mais justo essa homenagem, pois é um homem que ficou na história de Sergipe, disse.

Em nome da família, o filho Antônio Carlos Mesquita Dória disse estar muito emocionado e agradecido com a homenagem. “É uma emoção muito grande, mas é claro que é uma honra a gente participar dessa Sessão Especial e ver quanto meu pai foi importante para o Estado, relembrar os fatos e as coisas por quem ele lutou toda uma vida e acho muito importante para toda a família”, ressalta.

A deputada Ana Lúcia destacou a sua alegria com a efetivação do seu projeto. “Me sinto feliz por poder expressar em palavras, a homenagem ao ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador de Sergipe, João de Seixas Dória. A tarde de hoje é emblemática. A Casa Legislativa celebra o centenário de Seixas Dória de forma que ele merece. Essa homenagem é apenas a primeira de tantas que virão, instituído ano Seixas Dória, cuja lei de minha autoria foi aprovada por unanimidade nesta casa”, ressaltou.

Biografia

Nascido em Propriá, em 23 de fevereiro de 1917, João de Seixas Dória viveu até 31 de janeiro de 2012. Filho de Antônio de Lima Dória e de Maria de Seixas Dória, ele complementou os seus estudos primários no Colégio Antônio Vieira e fez o curso secundário no Colégio Maristas, ambos em Salvador. Entrou, inicialmente, na Faculdade de Direito da Bahia, transferindo-se, no segundo ano, para Faculdade de Direito de Niterói, onde se graduou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1946. Voltou a Salvador e exerceu a advocacia num escritório próprio, largando a sua profissão para entrar na política. Foi casado com Meire Dória, com quem teve dois filhos: Antônio Carlos Mesquita Dória e Ernane Mesquita Dória.

Na década de 1940, no governo do prefeito de Aracaju, Josaphat Carlos Borges, foi secretário da prefeitura. Filiou-se à UDN após o fim do Estado Novo, foi eleito deputado estadual em 1947 e, em 1950, chegou ao posto de líder da bancada. Em 1954 e 1958 foi eleito deputado federal e integrou a Frente Parlamentar Nacionalista e em 1960 foi entusiasta da candidatura presidencial de Jânio Quadros, servindo-lhe como vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

Em 1962, já membro do Partido Republicano, foi eleito governador de Sergipe derrotando o udenista Leandro Maciel. Aliado do presidente João Goulart, defendia as chamadas “reformas de base” a ponto de opor-se, via rádio, ao Golpe Militar que abreviou o mandato presidencial em 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele ficou preso em Salvador e foi levado para a ilha de Fernando de Noronha. 

Seixas Dória foi membro da Academia Sergipana de Letras, como sendo um de seus imortais, onde ocupava a cadeira de nº 32, e era autor de “Sílvio Romero, jurista e filósofo” e “Eu, réu sem crime”