Prefeito de Aracaju participa de promoção de praças e oficiais da PM de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
25/04/2017 00h24

No Ginásio Constâncio Vieira lotado, o prefeito Edvaldo Nogueira testemunhou a alegria de policiais militares, praças e oficiais, que foram os primeiros na história da corporação em Sergipe a serem promovidos pela Progressão por Tempo de Serviço (PTS). Esta realidade foi efetivada na noite desta segunda-feira, 24, após nova legislação ser sancionada pelo governador do Estado, Jackson Barreto.

Ao todo 1.267 homens e mulheres da Polícia Militar (PM) de Sergipe progrediram nesta noite, sendo a maioria já beneficiada com a nova lei, mas apenas 20 oficiais fizeram jus ao sistema tradicional de promoção. O chefe do Executivo Municipal ressaltou o ato inovador da administração estadual que, segundo ele, faz justiça à corporação, que com essa promoção, garante a melhoria da qualidade de vida dos policiais e proporciona uma carreira.

"É um grande gesto, uma posição que revela o compromisso do governador Jackson Barreto com a Polícia Militar. Agora, a partir de um determinado tempo o soldado aumenta a sua patente, e assim sucessivamente, algo que antes não exista. É um exemplo inclusive para o Brasil, porque a PM de Sergipe é a primeira a usar o critério de progressão temporal, fato muito importante", ressaltou o prefeito.

Dos promovidos nesta noite, 1.223 são praças, além de outros 44 oficiais que também foram beneficiados. "Investir nas pessoas é fundamental para que possam ter cada vez mais dignidade na prestação de um serviço ainda melhor. Hoje os policiais já são importantes para a segurança de todos nós, mas com certeza vão fazer mais e melhor para o povo de Sergipe. Ganham os policiais e ganha a sociedade, porque vai ter uma policia mais aparelhada, com mais vontade de trabalhar e mais compromisso com os sergipanos", completou o prefeito.

Com a PTS os servidores militares que estavam com suas carreiras estacionadas passarão a ter um tempo máximo de permanência no posto ou graduação atual. Haverá maior fluidez na trajetória dentro da corporação, independentemente da existência de vagas, como ocorria no passado. O soldado Sidney, por exemplo, aguardou por longos 11 anos para chegar a cabo e afirma que a PTS foi de suma importância em um momento em que, para ele, a Polícia Militar sergipana estava apática.

"Queira ou não, nós seres humanos comparamos nossas vidas sociais com outros segmentos do estado, e vimos que professores e policiais civis têm suas ascensões por nível independente do tempo, só esperar que ela chegará. A PM vivia em um limbo sem saber quando teria tal benefício, mas o surgimento da PTS ajudou a minimizar essa espera. Sabemos que não é perfeita, mas já deu um impulso para tropa que estava desmotivada sem perspectiva de promoção. Espero que possa melhorar cada vez mais para que a PM não se desmotive novamente", confirmou o recém promovido.

O governador Jackson Barreto em seu discurso disse que a noite era "uma festa da família da Polícia Militar", que preencheu todos os espaços do ginásio. "O Governo do Estado se sente feliz resgatando uma parte de tudo aquilo que os policiais plantaram ao longo de suas vidas. Não é possível ver um praça, um oficial há 15 anos na mesma patente, é um desrespeito. De agora por diante cada um vai saber o que vai acontecer com a sua vida. E não foi nenhum favor, estamos reconhecendo o valor da Polícia Militar. A PTS de Sergipe serve de modelo para as demais polícias do país, porque a Polícia Militar de Sergipe é a primeira a ter a progressão por tempo de serviço", destacou o governador.