Oficina de economia financeira leva dicas a usuários do Cras Enedina Bonfim

Assistência Social e Cidadania
25/04/2017 14h19

Em tempos onde economizar é a palavra de ordem, todas as dicas para controlar os gastos diários são bem vindas. Pensando nisso, cerca de 25 famílias atendidas no Cras Enedina Bonfim participaram na manhã desta terça-feira, 25, de uma oficina sobre educação financeira e sobre como tomar melhores decisões quando o assunto são as finanças da casa.

Trabalhadora da reciclagem, Maria Silva, 52, sabe bem o que é viver com o dinheiro contado para honrar com seus compromissos, por isso se preocupa em entender sempre o que pode fazer para otimizar sua renda. "Hoje o que mais pesa no meu orçamento são as contas de energia e gás de cozinha, por conta disso eu sei a importância de apertar o cinto. Muito do que estou aprendendo aqui, já pratico em casa. Mas é sempre bom saber mais", explicou.  

Maria complementa a renda familiar com os benefícios concedidos pelo Poder Público. Segundo ela, é preciso muito jogo de cintura para viver com o dinheiro que ganha e por isso o Cras tem se tornado um referencial na ajuda a quem precisa desse suporte. "Pra pessoas como eu, que necessitam do auxílio dos programas sociais, aprender a economizar e a lidar com dinheiro é uma bênção!".

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atualmente, 57,9% das famílias brasileiras estão endividadas. Isso faz com que o planejamento do orçamento doméstico seja uma necessidade cada vez maior entre as famílias, especialmente entre aquelas com menor poder aquisitivo.

"Este tipo de atividade é um pedido dos próprios usuários do equipamento, que vêm até a nossa coordenação e levantam os temas a serem trabalhados. O nosso trabalho visa fortalecer as informações e orientações às famílias aqui acolhidas. Nesse sentido, quando a gente planeja, vê quais os temas que eles têm necessidade de se aprofundar e conhecer melhor. Este mês nós estamos falando sobre orçamento, como viver de acordo com aquilo que a pessoa ganha, não extrapolando, não passando por privações e utilizando que tem dentro das prioridades", explicou a coordenadora do Cras, Elisabete Ribeiro.