Vigilância Sanitária realiza inspeção no IML

Saúde
25/04/2017 15h24

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa) realizou na manhã desta terça-feira, 25, uma visita de retorno da inspeção feita no Instituto Médico Legal de Sergipe (IML) há dois meses. Desta vez, a comitiva, composta por oito inspetores da Covisa, ficou bastante satisfeita com o cenário encontrado, pois a maioria das inadequações apontadas no primeiro relatório foi resolvida.

O diretor do IML, José Aparecido Cardoso, fez questão de recepcionar e conversar pessoalmente com os inspetores. Ele ressaltou que esse trabalho da Covisa foi muito importante para mostrar os ajustes que precisavam ser feitos dentro do prédio do instituto. “Nós ficamos muito satisfeitos com essa inspeção porque foi a partir dela que pudemos melhorar nosso ambiente de trabalho. A Vigilância Sanitária apontou as falhas e nesses últimos 60 dias nós fizemos todo o possível para corrigir tudo que estava fora dos padrões estabelecidos pela legislação”.

Acompanhados pela coordenadora administrativa do IML, Lucimara Martins, os representantes da SMS percorreram os dois andares do instituto e fiscalizaram todos os ambientes observando a estrutura, limpeza, armazenamento de material, validade de produtos e acondicionamento dos resíduos infectados. Também foram verificados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), utilizados pelos funcionários do instituto, assim como todos os demais instrumentos de trabalho.

De acordo com a gerente de Serviços Especializados em Saúde da Covisa, Isabel Cristina Silva, as maiores mudanças observadas foram relacionadas a organização e higiene dos ambientes. “Houve uma melhora considerável em praticamente todo o prédio. Nos banheiros, por exemplo, foram trocadas as lixeiras, instalados novos ralos e suportes para papel toalha e sabonete liquido. A sala onde os ossos ficam armazenados também passou por uma grande mudança e agora está tudo limpo e organizado”.

Alguns ajustes, segundo a gerente, ainda não podem ser feitos porque demandam mais tempo e investimentos. “A gente percebeu que houve um esforço da direção do instituto em atender tudo aquilo que foi possível. Alguns itens ficaram ainda pendentes porque exigem um pouco mais de tempo. Além disso, temos que considerar também que, como se trata de um prédio antigo, existem algumas limitações para que ele seja reformado. Mas, de acordo com o próprio diretor do IML, um novo prédio já está em construção e todos os problemas serão sanados definitivamente”. 

A coordenadora da Covisa, Graça Barros, acrescenta que o grupo que inspecionou o IML hoje saiu bastante satisfeito com os resultados do trabalho e ressalta a importância do vínculo criado com o estabelecimento. “O processo não se resumiu apenas a inspeção e a confecção do relatório. Durante todo o tempo nós mantivemos um canal de diálogo aberto com a direção do instituto, tanto que eles se anteciparam a visita de retorno nos apresentando antes do prazo um documento com todas as melhorias que foram feitas. Essa relação criada com o instituto é muito importante porque a partir de agora eles sabem que podem contar com a parceria da Vigilância Sanitária em qualquer situação”.