Obra muda paisagem e garante dignidade aos moradores do 17 de Março

Obras e Urbanização
26/04/2017 13h15

Sair de casa e se deparar com dificuldades para conduzir o veículo ou mesmo ser obrigado a pegar o transporte coletivo em local mais distante foi, durante os últimos quatros anos, um problema que incomodava a população do 17 de Março, zona Sul da capital. Projetado e entregue ainda na primeira gestão do prefeito Evaldo Nogueira, o local ainda seria contemplado com outros projetos de urbanização e saneamento mas que foram interrompidos na administração passada, comprometendo toda a infraestrutura do bairro que homenageia a data do aniversário de Aracaju.

"Quando recebemos os apartamentos e vimos as ruas serem pavimentadas ficamos felizes e acreditávamos que, mesmo depois que Edvaldo saísse da Prefeitura, as obras teriam continuidade. Mas foi tudo ao contrário. As obras que ele deixou ficaram paralisadas e fomos bastante prejudicados. Agora as melhorias estão voltando e esta obra será muito importante porque vai facilitar bastante o acesso, tanto para quem vem aqui para o 17 de Março, como para os que se dirigem ao Santa Maria", desabafa Jane Santos que vive há quase 8 anos no local.

A declaração da moradora é quase unânime entre a população que assiste ao reinício das obras de interligação viária. Principal via de acesso ao 17 de Março, a avenida A passará por uma transformação urbanística que inclui ampliação da macrodrenagem, implantação de ciclovia, calçadas para pedestres, ajardinamento do entorno e iluminação.

Manoel Guilherme dos Santos foi conferir pessoalmente a parte da obra que já começa a receber pavimentação. Para ele, a melhoria significa mais do que a interligação com o Santa Maria, mas o resgate do respeito e da cidadania de quem vive na região.

"Passar por aqui quando chovia era muito difícil. Eu mesmo presenciei acidentes com pessoas que caiam por causa da lama e muitos preferiam ir pegar ônibus na Atalaia, que é bem mais distante. Agora vai ficar bem melhor e, com tudo que eu soube que será implantado, nosso bairro ficará de primeiro mundo", comemora o soldador, que mora há mais de 15 anos na região.

Cronograma

Orçada em mais de R$ 5 milhões a obra é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Encontrada paralisada, a interligação segue em ritmo satisfatório e a meta é que seja entregue nos próximos meses. Na manhã desta quarta-feira, 26, mais de 20 profissionais contratados, duas retroescavadeiras, três caçambas, tratores, dois rolos compressores, um caminhão-pipa, e máquinas de menor porte trabalhavam no canteiro da obra.