Secretaria da Saúde investe na dedetização das praças de Aracaju

Saúde
25/04/2017 15h31

“Fiquei feliz quando vi a praça do bairro que eu moro sendo dedetizada. Fazia atividade física nesse espaço, mas deixei de fazer por causa da presença de ratos. Agora, vou me sentir mais segura para voltar a frequentar a praça”. Essa foi a declaração da administradora de empresas Priscila Ferreira, ao ver a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) executando, na última terça-feira, 25, a dedetização na praça Durval Andrade, no bairro Atalaia.

Através do projeto Praça Limpa e Protegida, que elimina, com dedetização, insetos e roedores, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem atuando na melhoria da vida da população. Segundo o supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim, somente este ano, o projeto que conta com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já passou por mais de 40 praças de Aracaju. Ele conta ainda que, desde que começou a ser realizada as dedetizações nos espaços de lazer e práticas esportivas, a população voltou a frequentá-los.


“As pessoas estavam evitando ir a esses locais por causa da presença de insetos e roedores que, na maioria dos casos, aparecem em decorrência do lixo que são despejados, irregularmente, nas praças. Fazendo um trabalho permanente nesses locais e realizando a dedetização de insetos, roedores e alguns vetores, percebemos que as pessoas estão voltando a frequentar as praças de Aracaju por estarem mais limpas”, disse.

Ainda assim, o supervisor de Endemias chama a atenção da população e dos comerciantes para o despejo irregular do lixo nas praças. “Algumas pessoas continuam despejando irregularmente lixo nas praças, o que contribui para o aparecimento de baratas, formigas e ratos, por exemplo. Por isso, temos que sempre chamar a atenção da população e também dos comerciantes para que eles não façam isso, senão, não conseguiremos combater, de fato, os insetos, roedores e vetores nas praças”, alerta José Bonfim.

Alívio

Outro aracajuano que aprovou o projeto do CCZ foi o empresário Alan Menezes. Ele conta que frequenta a praça Durval Andrade e ficou feliz em ver o local sendo dedetizado. “Frequento a praça para lazer e sempre vejo ratos, baratas e muitas formigas, então ver o local sendo dedetizado é um alivio para mim e também para os moradores do bairro”, garante.