Emef Jornalista Orlando Dantas recebe projeto ‘Nosso Pomar’

Educação
26/04/2017 15h44

O projeto "Nosso Pomar" segue seu cronograma pelas escolas da rede municipal, regando sensibilização para gerar frutos essenciais: conscientização. Na manhã desta quarta-feira, 26, a escola contemplada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, no bairro Veneza. Os estudantes aprenderam sobre a importância da arborização urbana e da educação ambiental.

O projeto, que conta com parceria da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), prevê que os alunos podem ser multiplicadores de ações ambientais, tanto no ambiente escolar como na comunidade onde vivem. Por isso, o objetivo principal do projeto é o plantio de espécies arbóreas frutíferas nas escolas da rede, mostrando os benefícios e importância das árvores. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema) e Assistência Social e Cidadania (Semasc).

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade, Maíra Cerqueira, essa ação é mais um importante passo do projeto Rede de Escolas Sustentáveis, que está sendo desenvolvido em parceria com a Sema. "Nessa ação, a Sema está sensibilizando os alunos para que se tornem amigos do meio ambiente, se transformando em agentes da manutenção dos espaços verdes que criaremos em conjunto nas escolas", explica a coordenadora.

Os estudantes participaram de dinâmicas e rodas de conversa, realizadas pelo grupo teatral "Amigos do Meio Ambiente", da Sema. A diretora da Emef Jornalista Orlando Dantas, Soray Brito Dantas Sobral, frisa que esse projeto possibilita que os alunos tenham um compromisso socioambiental, sendo importante para a formação pessoal como cidadão. "Os alunos se sentem mais estimulados, então, essa proposta de tornar esse ambiente escolar mais harmonioso promove a boa aprendizagem e melhor qualidade nas nossas atividades diárias", ressalta.

Segundo a estudante do 8º ano, Nalanda Santos, o projeto mobilizou toda a escola, pois os alunos estão bem empolgados para a realização das atividades. "Todos nossos colegas estão incentivados em deixar a escola limpa, estamos muito felizes em saber que nossa escola está tendo a oportunidade de transformar um dos nossos espaços em um ambiente mais agradável", conta.