Perícia Médica garante acolhimento e assistência especializada aos servidores da PMA

Planejamento e Orçamento
26/04/2017 16h08

"Tenho 28 anos de serviço público e, sempre que precisei de acompanhamento médico para algum problema de saúde que pudesse afetar o meu trabalho, este setor ofereceu o suporte necessário. Gosto da atenção que dão aos servidores". A declaração é de Ofélia Neris Oliveira, 70 anos, funcionária de uma unidade de saúde da capital que, no momento em que mais precisou requisitar seu afastamento, foi prontamente atendida. Este é um direito de todo servidor público, que conta com o auxílio em caso de problemas de saúde.

Para isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), oferece o serviço de Perícia Médica, que desenvolve diversas ações como licenças (tratamento da própria saúde ou de familiar; maternidade), auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, assistência psicossocial, entre outras. O setor fica no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos (sede da Prefeitura).

Segundo o coordenador da Perícia Médica, Roberto Soares Prado, de janeiro a março deste ano foram realizados cerca de 800 atendimentos entre servidores ativos e aposentados. "Lidar com perícia médica é, além de tudo, promover o acolhimento, já que o servidor que possivelmente desenvolvia suas atividades normais se depara com um problema de saúde e isso afeta também o seu emocional. O setor possui um quadro de profissionais capacitados e oferece o atendimento específico no momento em que os servidores mais precisam de uma atenção especializada", esclareceu.

O gestor destaca ainda que o afastamento do ambiente de trabalho pode ocorrer por várias causas. "As patologias da coluna, depressão e doenças de articulações são casos muitos comuns por aqui. As readaptações funcionais mais frequentes são em professores, com doenças nas cordas vocais, profissionais de enfermagem e agentes comunitários", afirma Roberto Soares.

O setor é formado por nove profissionais: cinco médicos, duas psicólogas e duas servidoras que atuam na área administrativa. O horário de atendimento da Perícia Médica da Prefeitura de Aracaju é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (79) 4009-7890.