Defesa Civil realiza treinamento para novo atendimento da Guarda Municipal

Agência Aracaju de Notícias
26/04/2017 16h20

A Defesa Civil Municipal está realizando quatro dias de capacitação para que os monitores da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) estejam aptos a atender solicitações de um número emergencial que será lançado nos próximos dias. O treinamento, que acontece desde a última segunda-feira, 24, na sede da GMA, localizada no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), irá capacitar todas as equipes de atendimento da Guarda a dar o direcionamento necessário às solicitações, sejam elas emergenciais ou não.

“O novo número irá funcionar 24 horas e os atendentes estarão devidamente preparados para conciliar e encaminhar os dois tipos de solicitação, sobre guarda patrimonial e referentes à Defesa Civil. O objetivo é ensinar como proceder com os chamados da população, inclusive com protocolo de atendimento e perguntas necessárias para colher as informações necessárias para a Defesa Civil atuar na ocorrência”, explica o capitão da Defesa Civil, Sílvio Leonardo.

Ao receber as ligações, os guardas farão uma triagem com questionamentos específicos para verificar a urgência do atendimento, detectando se há necessidade que a Defesa faça a interdição de imediato ou pode ser feita uma vistoria posterior para elaboração do relatório de avaliação.

Para o monitor da central de rádios da Guarda, Cristian Grasiolly, esse treinamento irá auxiliar a um atendimento mais preciso, através de um canal de transferência de informações da população para a equipe da Defesa Civil. “Nós já recebíamos algumas solicitações, por engano ou devido à pressa que a população tem em algumas ocorrências, e orientávamos a procurar o atendimento especializado da Defesa ou atendíamos de acordo com as nossas possibilidades. Com essa novidade espero que a gente possa ajudar ainda mais a população”, afirma.