André Sotero constata bom funcionamento da USF Walter Cardoso

Saúde
26/04/2017 16h46

Dando continuidade às visitas as Unidades de Saúde da Família (USFs) para conhecer de perto a realidade e as demandas de cada posto, a fim de garantir aos usuários um atendimento digno e de qualidade, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, esteve na última terça-feira, 25, na Walter Cardoso, localizada no conjunto Veneza I, no bairro Olaria. André conversou com funcionários e a gerente da unidade, e foi apresentado que o local está em pleno funcionamento, tem uma estrutura moderada e que a farmácia está abastecida de medicamentos. 

"Temos feito visitas às Unidades de Saúde e fiquei impressionado com a Walter Cardoso porque ela tem uma boa estrutura e apenas pequenas correções que precisam ser feitas. Além disso, ela está com as equipes completas e a farmácia abastecida, e isso é resultado do esforço da gestão para reconstruir a Saúde de Aracaju", disse.

André, que estava acompanhado da consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora Santana, do coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Carlos Pilz, da coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Waneska Barboza, da SMS, passou por todos os setores do posto de saúde e observou a necessidade de todas as Unidades de Saúde terem na porta um informativo dos seus serviços que são ofertados, inclusive, especificando horários.

"Observamos a necessidade de todas as unidades terem em suas portas um informativo dos serviços que são ofertados para que os usuários tenham conhecimento e possam se programar. Vamos providenciar essa questão e continuaremos trabalhando incansavelmente para reestruturar todas as Unidades de Saúde", afirmou o secretário.

Visita proveitosa

Já para a gerente da unidade, Rosania Maria Santos, a visita do secretário à Unidade Walter Cardoso foi proveitosa. "O secretário conheceu de perto todos os setores da unidade e mostramos que aqui o funcionamento é bom. Passamos algumas das nossas demandas e André prometeu que, em breve, irá solucioná-las. Essas visitas são ótimas porque a gente tem a oportunidade de ter um contato mais direto com o secretário e, assim, conseguimos estreitar o vinculo", declara.

Durante a visita, a médica cardiologista Carolina Calumby, que atua na unidade, conversou com o secretário e contou a ele que os atendimentos no posto de saúde estão transcorrendo normalmente. "A unidade tem uma boa estrutura, temos medicamentos e os atendimentos estão transcorrendo normalmente. Aqui, no posto, tudo flui bem, tanto que, todas às sextas-feiras, temos o Grupo de HiperDia, e atendemos especialmente pacientes hipertensos e diabéticos porque este público precisa de uma assistência regular", disse.

E o aposentado José de Oliveira, que é usuário da unidade, comenta que toda a comunidade do Veneza I é bem atendida no Walter Cardoso. "Raramente temos algum problema na unidade. Sempre sou bem atendido aqui, assim como toda a comunidade do conjunto. É muito bom ter um posto de saúde que funciona próximo a minha casa", afirma.