Jogos educativos estimulam estudantes da Emef Freitas Brandão

Educação
27/04/2017 14h20

Atividades lúdicas no ambiente escolar é um eficiente recurso aliado a educação, ajudando o desenvolvimento dos alunos e estimulando a construção de novos conhecimentos. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) reconhece nos jogos pedagógicos uma eficiente ferramenta de ensino. Pensando nisso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão tem implementado um método para levar conhecimento sobre Português e Matemática de forma diferente com os jogos educativos, que foi aplicado nesta quinta-feira, 27, com alunos do 2º ano.

Para a diretora Vilse Maria dos Santos Gonçalo, os jogos são importantes para o processo de motivação e no gerar de interesse dos estudantes. "Utilizamos esses jogos pedagógicos como ferramenta de ensino para trazer motivação para nossas crianças. Conseguimos promover com esses jogos a socialização, a criatividade, o espírito de competição e cooperação, isso é muito bom e os meninos se sentem muito motivados", relata.

De acordo com a professora Lídia Maria de Oliveira Luduvice Nunes, as atividades foram organizadas em grupos para que todos pudessem se ajudar. "Fiz um rodízio com os jogos envolvendo leitura e números, jogo da memória, dominó, quebra-cabeça e jogo de leitura em um aplicativo. Os jogos educativos são importantes para aprendizagem, pois os alunos não compreendem de uma única maneira. Eles se sentem motivados diante de situações desafiadoras e divertidas ao mesmo tempo", completa Lídia.

A estudante do 2º ano B, Vitória Eduarda aprovou a novidade. "Está sendo bem legal porque antes eu não gostava muito de Matemática, mas agora eu acho mais fácil. Quando tia Lídia traz os brinquedos toda a turma gosta. Eu e meus amigos treinamos e aprendemos Matemática e Português brincando, é bem legal", conta.