Trajetória de reconhecimento e premiações marcam 15 anos do Coral da Emurb

Obras e Urbanização
08/05/2017 13h21

Uma década e meia de história, prêmios e reconhecimentos, inclusive fora de Sergipe, é a prova de que o local de trabalho também pode ser um ambiente propício para práticas que valorizem a cultura e arte através de uma convivência saudável e de incentivos da gestão. Esta foi a receita que resultou na criação do Coral da Emurb, que tem orgulhado o servidor municipal e levado o nome de Aracaju para outros estados através de participação em Concertos, Festivais Conferências e convites para apresentação em várias instituições.

Criado em 2002, por incentivo do presidente Sérgio Ferrari, na primeira passagem na empresa municipal, o Coral da Emurb é hoje um patrimônio. Com dois CDs e um DVD gravados e apresentações memoráveis em eventos como o Forró Caju, o grupo é consagrado e reconhecido em Sergipe e outros estados como um dos mais talentosos e grupos de canto coral.

"Na época propusemos a criação de um coral e a ideia foi bem aceita pelos servidores. Incentivamos inicialmente, mas o mérito pelo sucesso e a longa vida é de seus componentes. Inclusive o prefeito Edvaldo Nogueira tem uma relação de carinho e foi durante a sua gestão que o coral foi destaque em vários eventos interestaduais", destaca Sério Ferrari.

Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Rio de Janeiro foram algumas capitais onde os coralistas já se apresentaram. Atualmente o coral possui 14 membros e continua com e mesmo estilo musical, mesclando um repertório com canções nordestinas mas também buscando na MPB inspiração para as alegorias musicais.

"O coral teve inúmeras oportunidades de participar de grandes eventos durante esses anos. Tivemos a honra de participar de festivais internacionais representando Sergipe e isto é majestoso para todos nós", destacou o Maestro Sérgio Teles, que é regente do Coral desde sua fundação. Durante a gravação do seu DVD em 2012, o grupo teve o privilégio de dividir o palco com o forrozeiro Sergival.

A servidora Mônica Barbosa fala sobre a importância do coral para a vida dos componentes. "Nossa empresa é puramente técnica e ter o Coral é bastante interessante para nós porque podemos está em união, sem pensar na diferença de função, idade ou nível social. Se eu pudesse definir o Coral em uma palavra, diria que é a felicidade", enfatiza.

Valorização do servidor e promoção de cultura

O Coral da Emurb é a prova de que é possível valorizar o servidor e promover ações culturais dentro do ambiente de trabalho. "Quando assumi notei que eles continuavam com o mesmo talento mas sem o espaço que antes tinham, e já tive conversas no sentido de que quando a situação financeira for favorável faremos um esforço para que o coral possa participar de festivais como foi no passado", revela Ferrari.

Ainda para o presidente, o coral do órgão é exemplo de uma política voltada para a melhoria da autoestima do funcionário público. O engenheiro explica que a iniciativa desenvolvida pela empresa também visa propor a "integração social como meta de estímulo ao trabalho em grupo, fortalecendo os laços interpessoais entre os funcionários e os objetivos institucionais da empresa".