Seplog iniciará Ciclo de Capacitação Contínuo dos servidores municipais

Planejamento e Orçamento
09/05/2017 12h51

Profissionalizar os mecanismos de gestão, otimizar processos de trabalho e investir na capacitação técnica dos servidores municipais. Esta é a meta da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que iniciará, na próxima semana, um Ciclo de Capacitação Contínuo para o conjunto de servidores da administração municipal.

A partir da próxima segunda-feira, 15, será iniciada uma capacitação envolvendo representantes de todas as secretarias e órgãos da administração municipal, focando na nova sistemática centralizada de compras no município, a partir de um portal que será apresentado oficialmente nos próximos dias, o AracajuCompras.

“Durante os últimos 60 dias, a nossa equipe trabalhou na composição e ajuste dos diversos procedimentos sob a responsabilidade da Seplog. Agora, vamos iniciar o processo de capacitação dos demais servidores, tendo como primeira tarefa informar sobre o novo sistema de compras centralizadas que trará eficiência, transparência e economia na utilização dos recursos”, enfatiza o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira.

Nessa primeira etapa, referente ao novo portal de compras, serão capacitados cerca de 70 profissionais das diversas secretarias e órgãos municipais, divididos em quatro turmas. A primeira ocorre dia 15 de maio e as demais turmas nos dias 17, 19 e 22. As atividades serão realizadas nas instalações da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), na rua Boquim, 67, no Centro, em horário a ser definido.

Segurança e Eficácia

A próxima ação de capacitação promovida pela Seplog focará, a partir da primeira semana do mês de junho, nos servidores que atuam nos departamentos de Recursos Humanos (RH), abordando todo o procedimento conhecido como “trilha de segurança” e o processo de auditoria realizado na folha de pagamento.

“Vamos capacitar todos os servidores desse segmento para seguirem uma rotina de trabalho específica e que acompanha criteriosamente todas as previsões legais. Nós só trabalhamos dentro do que se considera ‘segurança jurídica’, rigorosamente seguindo os ditames legais. Todo esse processo implementado será detalhado e compartilhado com os demais servidores na operação dos sistemas de folha de pagamento, tendo como foco a estrita obediência à legislação em vigor”, aponta o secretário.

Acompanhamento

Na segunda semana de junho, será oferecida uma capacitação que habilitará os servidores que atuam nos Departamentos Administrativos e Financeiros (Daf’s), na operacionalização do sistema de orçamento, destacando a apresentação e interação com as novas metodologias de monitoramento e acompanhamento da execução orçamentária. “Nesta oportunidade, apresentaremos os mecanismos indicadores que estamos desenvolvendo para acompanhar o desempenho de cada um dos organismos municipais em sua execução orçamentária. Esta será uma fundamental ferramenta de controle para a gestão”, define Augusto Fábio.

Já na terceira semana de junho, será realizada uma capacitação específica para os responsáveis pela área de Planejamento das secretarias e órgãos municipais. O foco será nos processos de captação de recursos e montagem de um banco de projetos que será utilizado em resposta às demandas apresentadas no cotidiano da cidade. “Vamos compartilhar esses conhecimentos específicos para beneficiar a dinâmica de funcionamento, eliminar o retrabalho e reduzir os custos invisíveis. Nossa meta é atingir a eficácia. Para isso, o processo de capacitação tem de ser contínuo para qualificar e motivar nossos servidores. E é isto que estamos iniciando”, afirma o gestor da Seplog.