Guarda Municipal vai implantar ronda especial para unidades de saúde

Guarda Municipal
09/05/2017 19h40

Durante a realização da mesa de negociação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com representantes de diversos sindicatos, na terça-feira, 9, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) apresentou o relatório de segurança das unidades básicas de saúde. Um diagnóstico elaborado com o intuito de coletar dados relativos aos problemas de segurança encontradas nas 44 unidades de saúde, bem como possíveis soluções de curto, médio e longo prazo.

"O relatório elaborado pela Guarda Municipal contou com a participação direta de todos os gerentes de unidades de saúde. O levantamento constatou as fragilidades estruturais dos prédios, se as unidades contam ou não com alarmes e sistemas de vídeo monitoramento e vigilância patrimonial, características importantes na prevenção de delitos como arrombamentos e furtos", afirma o subinspetor Fernando Mendonça, diretor-geral da GMA.

Além disso, a reunião serviu também para a construção de ações pontuais numa atuação mais próxima entre a GMA e a SMS. Na oportunidade, o subinspetor apresentou o plano de ação que será implementado pela corporação através da criação da Ronda da Saúde, que terá uma atuação setorizada e voltada exclusivamente para a garantia da segurança de usuários e trabalhadores desse serviço público.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária da SMS, Carlos Pilz, as soluções apresentadas satisfazem as necessidades de trabalhadores e usuários do sistema. "Vale destacar e parabenizar a Guarda pela predisposição e vontade de trabalhar junto com a Saúde, num esforço de diagnosticarmos as necessidades e encontrarmos soluções para diminuir os problemas de segurança que temos enfrentado nas unidades. Há a necessidade de promover um ambiente mais seguro para os trabalhadores da saúde da rede, mas, principalmente para os usuários do Sistema Único de Saúde", afirma.

Representantes de categorias presentes no encontro salientaram a importância do diagnóstico e da parceria entre a Guarda Municipal e a Saúde no enfrentamento à violência crescente e arrombamentos nas unidades. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Município de Aracaju, Vinícius Ribeiro, a iniciativa chegou em boa hora.

"Primeiro é importante registrar a importância de se pensar na segurança da Saúde. É importante se pensar no conjunto de ações que levam à solidificação das políticas de saúde e a área da segurança é de fundamental importância para que a gente possa trabalhar em paz e assim prestar uma assistência de qualidade para a população. Esse plano apresentado vai nos ajudar bastante para que a gente possa evitar determinadas situações de violência".