Luta Antimanicomial é lembrada em tarde de lazer com usuários dos Caps

Saúde
17/05/2017 17h32

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), realiza durante toda a semana diversas as atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado amanhã, 18 de maio. Nesta quarta-feira, 17, os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) participaram de uma tarde de lazer intitulada “Mentalizarts”. A ação aconteceu na praça General Valadão, no Centro da capital, com atividades lúdicas, exposição de artesanatos, oficinas e apresentações culturais.

 Em Aracaju, o movimento de luta contra o isolamento das pessoas que vivem com transtornos mentais foi iniciado há 15 anos e agora em 2017 todas as ações estão sendo desenvolvidas em torno do tema “Saúde Mental e Diversidade”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a diversidade de gêneros e a igualdade racial, uma vez que o preconceito influencia diretamente na saúde mental das pessoas.

O coordenador da Reaps, Dalmare Sá, ressaltou a importância de envolver os usuários dos Caps nas atividades dessa Semana da Luta Antimanicomial, principalmente em praça pública como hoje. “O usuário de saúde mental é o ser da existência da Luta Antimanicomial, são os protagonistas dessa história. E a gente está aqui para mostrar que eles não precisam estar mais isolados da sociedade, aprisionados em manicômios, que eles devem conviver em comunidade e são capazes de realizar muitas atividades bacanas. O evento hoje é uma forma de inspirar e mostrar afeto aos nossos usuários, além de mostrar à população o que é a saúde mental e quais os trabalhos que a gente desenvolve”.

A banda BatuCaps, formada por usuários do Caps David Capistrano, foi uma das atrações que mais chamaram a atenção da população. Um dos integrantes do grupo é Alessandro Ferreira, que não esconde a satisfação em fazer parte da banda. “Eu já toquei e cantei em banda e pra mim é uma alegria muito grande participar do BatuCaps e mostrar um pouco do que aprendi ao longo dos anos com a música. Além disso, é também uma distração e uma terapia”.

Usuária do Caps Davi Capistrano, dona Silvanilde Oliveira curtiu todos os momentos do Mentalizarts. Participou de diversas oficinas e interagiu com os colegas durante a biodança e dança circular. “ É muito bom participar dessas atividades, distrair a mente e conhecer pessoas novas”,  comemorou.

Mais Ações

Nesta quinta-feira, 18, Dia da Luta Antimanicomial, será apresentado, através do CineSUS Gestão, o filme: Nise – O coração da loucura, às 14h, no Centro Cultural de Aracaju, que fica  na praça General Valadão. Já na sexta-feira, dia 19, às 14h30, haverá uma marcha saindo da praça Fausto Cardoso em direção ao Mercado Municipal. A caminha será animada pelo Grupo Burundanga.