Conselheiros discutem saúde municipal em mais uma reunião ordinária

Saúde
18/05/2017 16h51

Discutir e deliberar temas pertinentes à saúde do município de Aracaju. Estes são uns dos principais objetivos do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Nesta quinta-feira, 18, os conselheiros dos três segmentos (Gestor, Trabalhador e Usuário) do Sistema Único de Saúde (SUS) realizaram a 15ª Reunião Ordinária, na sede do Conselho.

A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guadalupe Ferreira, informou aos conselheiros sobre as unidades de saúde que já começaram a receber materiais e móveis restaurados . “A partir de ontem (quarta-feira,17) a Secretaria iniciou a entrega de equipamentos em 17 unidades básicas de saúde, como bebedouros e longarinas para melhorar o atendimento à população”, disse.

Ela afirmou ainda que algumas macas do Hospital Nestor Piva que estavam quebradas, estão sendo consertadas. “Estamos nos reunindo com as categorias para ouvir as suas necessidades. Já conversamos com os médicos das equipes de Saúde da Família e com os odontólogos. No próximo dia 23, vamos nos reunir com os médicos especialistas e em breve, será marcado com os enfermeiros. Enfim, aos poucos estamos resolvendo os problemas”, explicou Guadalupe.

Os conselheiros fizeram vários questionamentos sobre as dificuldades nos funcionamentos das unidades e também elogiaram a condução da gestão do secretário André Sotero. “O secretário participou na última terça, 16, da reunião dos conselhos locais da 2ª Região. Ele está de parabéns pela forma de trabalho, ouvindo o controle social”, pontuou a conselheira do segmento Usuário, Mariane Batista.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Tânia Maria Santos, divulgou sobre a “Viva Inquérito”, uma pesquisa que será realizada no mês de setembro em todo o país sobre os atendimentos de acidentes de trânsito. “Esta pesquisa será realizada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e no Hospital Municipal Nestor Piva, que são as unidades que atendem as pessoas que se acidentam no trânsito. Em Aracaju abriremos um processo seletivo, provavelmente em julho, para os estudantes que quiserem participar como pesquisadores”, informou Tânia, que é conselheira suplente da DVS, do segmento Gestor.

O conselheiro Eduardo Ramos falou sobre a etapa Regional de Aracaju da Conferência de Saúde das Mulheres, realizada no dia 27 de abril. “Foi uma boa conferência, os palestrantes foram os melhores de todas as etapas até agora.  A etapa estadual será no dia 20 de junho, onde a coordenadora estadual é nossa conselheira e secretária da mesa diretora, Núbia Santana, e a relatora estadual é a conselheira e ouvidora, Cláudia Pardo. O CMS de Aracaju está em destaque”, discursou Eduardo, acrescentando que a etapa nacional ocorrerá de 1º a 4 de agosto.

Ele ainda informou que este ano haverá a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, onde a etapa municipal acontecerá de 22 de junho a 31 de agosto, a estadual de 1º de setembro a 21 de outubro e a nacional de 21 a 24 de novembro. “É preciso que a DVS da SMS se organize com o Conselho para realizar a etapa municipal, porque em Sergipe serão 75 conferências, uma em cada município”, concluiu o conselheiro.