WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Estudantes da rede municipal participam do último dia da Mostrinha

19/05/2017 - 13h34
clique para ampliarFotos: Walter Martins
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliarProfessor de história da Emef Costa Melo, Daniel Silva
clique para ampliarProfessora da Emef Juscelino Kubitschek, Rosimeiry Souza de Oliveira
clique para ampliarAlunas do 9º ano da Emef Costa Melo, Maria Lívia Silva Vieira e Juliene Aparecida Nunes da Silva

Para encerrar a participação dos estudantes da rede municipal da Educação de Aracaju na 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek e Professor José Antônio da Costa Melo, prestigiaram nesta sexta-feira, 19, o último dia da “Mostrinha”. Durante a semana, várias unidades de ensino participaram da programação infanto-juvenil, que abordou temas como: Direitos da criança e do adolescente, das mulheres, à alimentação adequada, das populações tradicionais, da cultura e diversidade sexual, todos esses temas relacionados aos direitos humanos.


A “Mostrinha” é uma novidade que este ano contou com a participação de escolas da rede, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que preza a promoção da cultura e da educação em direitos humanos. Para encerrar a programação das escolas, os estudantes assistiram ao filme: As Melhores Coisas do Mundo, que aborda os direitos da criança e do adolescente e a diversidade sexual.


Para as alunas do 9º ano da Emef Costa Melo, Maria Lívia Silva Vieira e Juliene Aparecida Nunes da Silva, sempre é importante falar com os estudantes sobre assuntos relacionados à vida deles. “O filme falou sobre as dificuldades dos adolescentes em casa, na escola, são coisas do nosso cotidiano. Todo mundo tem um pensamento diferente e precisamos respeitar isso. Gostei muito do filme”, ressalta Juliene.


De acordo com a produtora local, Viviane Castro, a parceria com a Semed foi muito importante para um resultado positivo da mostra. “É muito bom receber estudantes para participar da nossa mostra, isso é um reflexo do trabalho que fizemos e trazer um publico jovem é maravilhoso porque eles começam a refletir desde cedo sobre essas questões de direitos humanos. Tivemos um público grande de alunos, um resultado muito positivo que conseguimos realizar junto com a Semed”, relata.


Para a professora da Emef Juscelino Kubitschek, Rosimeiry Souza de Oliveira, foi muito bom trazer os alunos para participar e conhecer melhor sobre assuntos relacionados aos direitos humanos. “Trabalhamos com na sala de aula com a diversidade do ser humano, as diferenças, como lidar com o adolescente quando ele se descobre sexualmente. Vivenciamos essas situações com nossos jovens. A Mostra fez com que eles pudessem conhecer mais um pouco sobre esses assuntos e o filme mostrou muito da realidade deles”, explica.


O cinema é mais uma ferramenta pedagógica que contribui com o aprendizado dos estudantes. O professor de história da Emef Costa Melo, Daniel Silva, ressalta que a Mostra trouxe essa contribuição. “Só em trazer nossos alunos para uma experiência de cinema já é bem interessante porque eles tomam contato com outras formas de expressão, essa linguagem audiovisual atrai muito eles”, conta.


“Em relação à Mostra o atrativo é maior ainda porque eles tem o contato com novos tipos de discursos. O filme de hoje foi uma coincidência interessante porque é a linguagem deles, a vivência que eles tem no dia a dia, na escola, na família, com os conflitos, as angustia, o filme tratou sobre essa temática do quanto é difícil ser adolescente”, contextualiza Daniel.

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital