Operação Terminal Seguro é estendida aos mercados centrais e avenida Ivo do Prado

Guarda Municipal
19/05/2017 16h50

Com o propósito de melhorar a segurança de usuários e comerciantes dos mercados centrais, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), através do grupamento Ronda dos Mercados (Rondam), tem reforçado a segurança do terminal de integração e dos portões de acesso aos mercados Albano Franco, Thales Franco e Antônio Franco durante o horário de abertura. A operação diária acontece sempre das 5h às 8h.

"Nós estamos reestruturando a logística de segurança dos mercados centrais com o propósito de intensificar as rondas nos locas que apresentam uma maior incidência de furtos, roubos e tráfico de drogas, numa parceria com os comerciantes locais. Seguindo as diretrizes da operação Terminal Seguro, antecipamos o horário de atuação no terminal do mercado para as 5h estendendo até as 8h, horário de abertura das lojas do Centro comercial", explica o coordenador da Ronda dos Mercados, guardião Wilton Márcio.

Outro local que tem merecido uma atenção especial da GMA é o corredor de ônibus da avenida Ivo do Prado, principal ponto de embarque dos comerciários ao final do expediente nas lojas do Centro. Diariamente uma viatura da Ronda da Capital (Rondac) tem realizado patrulhamento preventivo das 18h às 20h. A iniciativa tem agradado tanto a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) quanto comerciários e clientes, que já se sentem mais tranquilos em seu regresso para casa.

"Tem sido de fundamental importância o patrulhamento realizado pela Guarda Municipal nas imediações do calçadão. Essa foi uma solicitação da própria CDL durante a realização no mês de abril da última reunião com as forças policiais que atuam na capital, as polícias civil e militar e a Guarda Municipal. Por conta dos altos índices de roubos e furtos que vinham ocorrendo nos calçadões e no corredor de ônibus da Ivo do Prado, durante o horário de saída dos trabalhadores do comércio central solicitamos uma atenção especial. A CDL só tem a agradecer à Guarda Municipal pelo reforço do policiamento nesse espaço",afirma Breno Barreto, presidente da CDL.

Três meses da Operação Terminal Seguro

Essas ações fazem parte da operação Terminal Seguro, que completou três meses no último dia 13, e tem contribuído de forma significativa para a redução de crimes no transporte público. De acordo com dados levantados pela Coordenadoria de Estatística da GMA nos três primeiros meses de 2017 foram apreendidos pela Rondac cerca de 55 armas brancas e quatro armas de fogo nos seis terminais e em ônibus do transporte público.

"Completamos três meses de sucesso da operação Terminal Seguro reduzindo consideravelmente o número de crimes nos terminais. Atendendo uma solicitação da CDL e principalmente da população, temos intensificado nossa atuação na região do Centro comercial, principalmente nas imediações do antigo terminal hidroviário e corredor de ônibus da avenida Ivo do Prado", destaca o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.