Secretário debate corridas de rua em Aracaju

Juventude e Esporte
19/05/2017 19h42


Na tarde desta sexta-feira, 19, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, atendendo a um convite feito pelo vereador Thiago Batalha (PMB), participou de um debate com promotores de eventos, clubes de corrida e atletas. O objetivo inicial é ouvi-los, destacar os pontos positivos e também dialogar sobre as dificuldades encontradas na realização das provas de rua na capital.

Segundo Jorge Araujo Filho, um dos objetivos do debate é achar soluções para diminuir custos, burocracias, e assim, dar mais qualidade às provas e atrair mais corredores. “Não tem como não estarmos envolvidos nessa discussão. É preciso fazer uma gestão compartilhada, atendendo as orientações do prefeito Edvaldo Nogueira, onde os cidadãos sejam os protagonistas, e é isso que estamos fazendo. Desde que assumi a secretaria em janeiro deste ano, temos feito reuniões sistemáticas para ajudar as entidades esportivas a desenvolverem suas atividades da melhor forma possível. Sabemos das dificuldades, mas nosso papel é encontrar soluções criativas para alcançar o objetivo", afirma.

Para a realização de qualquer corrida existe uma cadeia em torno dela, empresas que produzem equipamentos, promovem eventos, prestam serviços, patrocinam atletas e provas, e os órgãos públicos que precisam dar o aval para que o evento aconteça. Por isso, de acordo com o vereador, é fundamental a regulamentação. “O número de clubes de corrida aumentou muito nos últimos anos, e isso nos faz ficar atentos à qualidade dos serviços ofertados, das provas realizadas, e por isso, precisamos ouvir os promotores e os participantes, para saber de suas dificuldades, reclamações, a fim de que parcerias público/privadas sejam formadas, e as burocracias que envolvem a realização desses eventos sejam diminuídas”, pontua o vereador Thiaguinho Batalha.

Para Flávia Luana, que está em Aracaju há dez anos e é promotora de corridas de rua, são muitas as dificuldades para promover uma corrida que atenda plenamente os anseios dos atletas, e ao mesmo tempo, tenha um bom custo/benefício. “É preciso ter uma camisa de qualidade, chip, alimentação, hidratação, primeiros socorros. Se não tivermos parceiros para nos ajudar a diminuir os custos, fica difícil se manter no mercado. Por isso, a iniciativa do vereador e do secretário, em nos reunir e ouvir o que pensamos sobre isso é muito válida, e nos enche de esperança, que alguma coisa vai mudar", destaca Flávia.

Ao final, ficou definido que novas reuniões serão realizadas periodicamente para fazer um acompanhamento das ações desenvolvidas e seus resultados. “Nós entendemos que é conversando com a população, com os interessados mais diretos, que a gestão pública e o poder legislativo devem agir. Estamos unidos para o bem, para o fortalecimento e crescimento do esporte e da corrida de rua em nossa cidade", garante o secretário Jorge Araujo Filho.