Sejesp participa do Programa Minha Comunidade Segura

Juventude e Esporte
20/05/2017 20h19

Foi lançado oficialmente na manhã deste sábado, 20, o Programa ”Minha Comunidade Segura”, na Escola Estadual Albano Franco, no bairro Santa Maria. O programa é uma parceria o Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju. O objetivo é usar atividades para promover a cidadania e a melhora da qualidade de vida dos moradores das comunidades do Santa Maria e 17 de Março, que em 2016 apresentaram os maiores índices de violência.

A parte das atividades esportivas foi coordenada pelas secretarias de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seel) e secretaria municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que levaram diversas ações recreativas para a comunidade. O secretário Jorge Araujo Filho destacou que a secretaria em todas as ações sempre busca se aproximar da comunidade para usar o esporte como instrumento de segurança pública. “Muita gente não enxerga o esporte assim, mas ele pode ser uma forma de desviar o rumo das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso, faço questão de ressaltar a importância desse projeto”.

O que se viu foi muita alegria e diversão por parte das crianças e adolescentes. Através das ações ofertadas pela Sejesp, elas puderam praticar funcional kids, cabo de guerra, corrida de saco e tchoukball, entre outras atividades. Todas as atividades foram supervisionadas pela equipe de Esportes de Inclusão da Sejesp. Para o coordenador Luiz Carlos Bossa Nova, o resultado foi positivo. “Nós buscamos através das atividades lúdicas apresentadas aqui reviver as brincadeiras de nossos pais, que estão um pouco esquecidas por essa nova geração. Dessa forma, nós mostramos a eles que existem brincadeiras saudáveis. E a nossa recompensa nesse trabalho, é ver o sorriso estampado no rosto de cada um", afirma.

Luta contra criminalidade

Rusneane Galvão dos Santos, de 19 anos, nascida no Santa Maria, pratica o boxe há dez anos. Nesse período, foram muitos títulos conquistados, mas o mais importante para ela foi ver a transformação que o esporte causou na vida de muitos amigos da comunidade. “Eu vi muitas pessoas daqui do bairro deixarem as drogas por causa da prática do esporte. Por isso, projetos como este aqui no Santa Maria são muito importantes. Espero que toda a semana possam vir para cá.” enfatizou Rusneane.

Valter Duarte é idealizador do Projeto Punhos de Ouro do Santa Maria, que revelou Rusneane para o boxe, e sabe que um projeto como este pode ajudar no combate à criminalidade nas regiões periféricas. “Nós temos diversos atletas campeões brasileiros, sul-americanos, que fazem parte da seleção brasileira. Todos nascidos aqui no Santa Maria. Se não fosse o esporte, o que seria deles? Os meninos do Santa Maria querem uma oportunidade, e se ela for dada, eu tenho certeza que a vida deles pode mudar”, analisa.

O líder comunitário do Santa Maria, Joseano de Santana Lima, levou o filho para participar das atividades esportivas e destacou que o programa merece ser ampliado. “Essa ação é boa principalmente para nossas crianças, porque vai despertar nelas um espírito mais humano, de união. Tira muito essa questão de viver dentro de casa, trancados e com medo. Isso fortalece nossa comunidade. A gente espera que isso seja ampliado para outros bairros, para outras escolas. Estamos muito felizes".