Projeto “Não Dê Bobeira” desperta atenção e curiosidade de estudantes da rede municipal

Educação
22/05/2017 16h06

Atenção, curiosidade e muitos questionamentos. Essas foram as reações dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, que recebeu o Projeto "Não Dê Bobeira", nesta segunda-feira, 22. Apresentação teatral, paródias e sessão de perguntas, tudo relacionado ao tema central - prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez precoce - marcaram a manhã dos alunos. A atividade foi uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com a coordenadora de Políticas para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena, o projeto "Não Dê Bobeira" foi idealizado pelo professor de farmácia da UFS, Lysandro Borges que entrou em contato com a Semed para desempenhar essa ação. Ainda segundo ela, a Semed realizará o projeto durante o ano de 2017. Todas as escolas da rede que têm 8º e 9º ano participaram do "Não Dê Bobeira", que tem como objetivo orientar e prevenir os jovens.

"A nossa juventude está sendo muita atingida pelas infecções e pela gravidez, estamos levando esse teatro juntamente com a UFS para fornecer essas informações para nossos alunos. São informações que eles precisam saber, como se prevenir de uma doença e evitar uma gravidez indesejada", explica.

Segundo a coordenadora pedagógica, Rosane Delfina, na comunidade há várias adolescentes grávidas e muitas não têm conhecimento dos riscos das infecções sexualmente transmissíveis. "A maioria dos nossos alunos está na idade em que muitos já têm relação sexual, então é muito importante passar essas informações para eles. Hoje tivemos um teatro de forma lúdica e informativa, através do teatro eles aprenderam sobre as doenças e como se prevenir", argumenta.

A aluna Evyllen Vitoria Araújo Santos conta que não conversa com os pais sobre sexualidade. "Não tenho esse diálogo dentro da minha casa, então aqui na escola eu consegui tirar minhas dúvidas e aprendi muitas coisas em relação a prevenção. Gostei muito do teatro e do espaço que eles deram aos alunos em poder participar fazendo perguntar, muito legal", ressalta.

Já a estudante, Juliana Fonseca dos Santos, conta que a mãe sempre conversa com ela e com os irmãos sobre a importância da proteção. "Tenho toda a liberdade de conversar com minha mãe sobre relação sexual, só não sabia com tantos detalhes sobre as doenças que são transmitidas. Esse foi um assunto que aprendi hoje e vou passar tudo que aprendi para minha mãe e meus irmãos", afirma.

Projeto

"Não Dê Bobeira" é um projeto de extensão da UFS com os alunos de farmácia em parceria com a Semed. O professor de Farmácia da UFS, Lysandro Borges, conta que Sergipe é o estado que mais tem caso de HIV e sífilis em adolescentes no Brasil. "Estamos realizando esse trabalho nas escolas da rede municipal, divulgando e difundindo o conhecimento sobre IST. É através do teatro e da paródia que passamos informações do uso do preservativo para uma relação sexual protegida", relata.

"Os adolescentes que estão começando suas relações sexuais precisam ter informação como evitar e como se proteger, não só das doenças mas também de uma gravidez não desejada. Fazemos essas ações para conscientização os jovens e adolescentes", completa Lysandro.