UFS palestra sobre empreendedorismo em curso da Fundat

Formação para o Trabalho
22/05/2017 20h26

A parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) começa a dar os primeiros frutos. Na tarde desta segunda-feira, 22, os alunos e a professora do curso de Secretariado Executivo da instituição participaram da primeira aula de Técnicas Básicas em Bijuterias - Sandálias (30h), ministrado pela Fundat na Sociedade Essa, localizada no bairro Ponto Novo.

Em um bate-papo descontraído com a turma, a equipe da universidade trouxe uma explanação a cerca do que é empreendedorismo e sobre como as alunas podem desenvolver um perfil empreendedor e transformar a técnica artesanal futuramente aprendida em um negócio rentável, aumentando assim as possibilidades da mudança da renda mensal familiar.

Segundo a professora Nathalia Carvalho, o objetivo da conversa é orientar as participantes com ideias e sugestões para que elas possam ingressar no mercado de trabalho, através da criação do próprio empreendimento. "Esta parceria com a Fundat é muito importante, a partir dela nós temos a possibilidade de levar uma visão teórica sobre o assunto para ser aplicada na prática que elas vão adquirir", explica Nathalia.

A instrutora do curso, Rosalina Sampaio, parabenizou a iniciativa e enfatizou a importância do diálogo sobre a temática empreendedora para a capacitação que será ensinada. "É formidável, muito do que eles falavam, elas não conheciam e vai ser muito útil, principalmente os cálculos dos produtos", afirma Rosalina.

Expectativa de aprender

"Achei boa [a palestra], foi bem detalhada, eles ensinaram o que podemos gastar, investir e lucrar", conta Jailde dos Santos, de 29 anos. Ela já domina algumas técnicas de bordado e decidiu participar do curso para expandir o seu conhecimento na área. "Quero aprender mais, focar mais, e agora aguardar o desempenho da instrutora", diz a aluna, que pensa em tornar o aprendizado uma fonte de renda.