Abertura da 26ª edição do Salão dos Novos será no dia 30 de maio

Cultura
24/05/2017 11h45

O 26º Salão de Novos de Aracaju, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, tem nova data de abertura. Por causa das fortes chuvas registradas na capital, a apresentação dos premiados na mostra acontecerá no próximo dia 30 de maio, às 19h30, na Galeria de Arte Álvaro Santos, e será encerrada no dia 30 de junho. A abertura estava prevista para 23 de maio. Cerca de 80 obras foram inscritas.

Considerada uma das mostras mais importantes do calendário cultural de Sergipe, o Salão dos Novos reúne as obras de artistas que ainda não tiveram seus trabalhos expostos em exposições individuais. Além de estimular e valorizar os artistas locais, a mostra revela novos talentos de Sergipe.

“Estamos na 26ª edição de uma premiação disputadíssima e que todos os anos atrai um grande número de artistas ansiosos para terem as suas obras expostas, além do público amante das artes plásticas que terá a oportunidade de conhecer os mais novos artistas lançados pela Galeria Álvaro Santos”, afirma Luiz Adelmo, coordenador da galeria.

Segundo ele, este ano houve uma maior diversidade entre as obras inscritas. “Tivemos uma grande variedade, como por exemplo, obras de óleo sobre tela, aquarela, desenho, esculturas de pedra e argila”, citou.

As obras foram analisadas por um júri especializado. Os jurados da seleção para a exposição escolheram 50 obras. O grupo foi composto pelo arquiteto Murilo Guerra, o escritor e colecionador de artes, Marcelo Ribeiro, e o agente cultural Pascoal Machado.

Entre as obras selecionadas, quatro foram escolhidas pelo júri de premiação, composto pelo professor de designer gráfico da Universidade da Bahia (UNBA), Luiz Firmino Soares Neto, a fotógrafa Edel Ferreira e a escritora, jornalista e cineasta Ilma Fontes, para receber a premiação em dinheiro no valor de R$ 1.500. Houve um empate técnico entre duas obras no terceiro lugar e os dois autores dividirão o prêmio.

O presidente da Funcaju, Sílvio Santos, afirma que o Salão dos Novos se tornou ao longo dos anos num instrumento de apoio e fomento aos novos nomes das artes plásticas. “Temos um compromisso social de enaltecer todas as linguagens artísticas e dar espaço aos talentos que estão surgindo, e o Salão dos Novos exerce bem esse papel. Com certeza, o público vai conferir as obras selecionadas na exposição e apreciar trabalhos muito bem feitos, de muita qualidade artística”, ressaltou.

A Galeria de Arte Álvaro Santos fica localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju. Mais informações através do telefone 3179- 1308.