Aracaju dá o pontapé para o Dia do Desafio

Juventude e Esporte
24/05/2017 15h06

No próximo dia 31 de maio acontece mais um Dia do Desafio. O evento é uma campanha mundial de promoção à saúde e bem-estar, que no Brasil é coordenada pelas unidades do Serviço Social do Comércio (SESC), realizada pels prefeituras municipais, por meio de órgãos voltados ao esporte.

O evento chega a sua 23ª edição, e durante o período de 24 horas mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo, através do incentivo à prática de esportes. O lema deste ano é "Você se mexe e o mundo mexe junto".

Para o secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Jorge Araujo Filho, o Dia do Desafio vem celebrar e massificar a ação contínua que já é desenvolvida pela secretaria, de fomento e de incentivo à prática da atividade esportiva e hábitos saudáveis da população aracajuana.

"Usar de campanhas como esta é fundamental para atingirmos o objetivo da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que é a reconstrução da qualidade de vida de nossa capital. Por isso, no Dia do Desafio, vamos mobilizar grande parte da população aracajuana para praticar algum tipo de atividade física, para vencermos mais este desafio."

Para o representante do Sesc, André Vasconcelos, o mais importante do evento não é a vitória, e sim o legado que é deixado para os municípios que participam. "O Dia do Desafio consiste apenas em um dia, dos 365 dias do ano. O que é muito pouco para mudarmos a consciência corporal da pessoa. Mas se os municípios entenderem a proposta e desenvolverem atividades permanentes, aí sim atingimos o objetivo", garante.

Aracaju vai para sua sexta participação no evento e desde o ano de 2014 não perde o desafio. A cidade desafiada este ano será Mauá, que fica na grande São Paulo.

O desafio

Pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, e por pelo menos 15 minutos consecutivos praticam alguma atividade física. Vale caminhada, passeio ciclístico, ginástica, corrida, gincanas, futebol, basquete, vôlei, entre outras atividades.

Para aquelas que necessitarem de alguma intervenção no trânsito, como passeio ciclístico, corrida, o supervisor Everaldo Lopes, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), explica que basta enviar uma solicitação ao órgão. "Além de contribuirmos com a mobilidade do evento, nossos agentes e servidores administrativos também farão atividades laborais durante o Dia do Desafio, na chegada e na saída do serviço", disse o supervisor.

De acordo com Kleber Lima, coordenador de Projetos e Programas da Sejesp e coordenador do evento em Aracaju pela terceira vez consecutiva, o sucesso deve se repetir como nos anos anteriores. "Há dias estamos empenhados em comunicar a todos os aracajuanos, que se juntem a nós nessa disputa, para garantirmos o maior número de participantes e darmos a Aracaju mais um título. Entretanto, o prêmio maior é, na verdade, a melhora da qualidade de vida da população, através do incentivo à prática esportiva", afirma o coordenador.