Controle social na USF Ávila Nabuco é exemplo de força da comunidade

Saúde
24/05/2017 15h02

A definição de controle social serviu, literalmente, para exemplificar o que vem acontecendo na Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco do Conjunto Médici.  A comunidade, o Conselho Local de Saúde e os funcionários da unidade se uniram para que o médico José Wilton Silva Melo e a assistente administrativa Ana Maria Araújo não deixassem de trabalhar no estabelecimento de saúde. Nesta quarta-feira, 24, eles se reuniram na unidade para agradecer à gestão municipal pelo empenho da decisão de manter os servidores desempenhando suas funções no local.

"Os dois trabalham na Ávila Nabuco há mais de 20 anos. A unidade era um órgão pertencente ao Estado, mas quando houve a municipalização do Sistema Único de Saúde (SUS) a USF passou para o município de Aracaju, mas os funcionários do Estado permaneceram. Então tanto o médico quanto a assistente administrativa são funcionários do Estado e com esta ordem do atual secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, de os servidores do Estado que estavam cedidos às prefeituras de retornarem à Secretaria de Estado da Saúde (SES), eles tiveram que voltar, mas os usuários da unidade não aceitaram", explicou Magna Meireles, enfermeira da USF Ávila Nabuco.

O presidente do Conselho Local de Saúde, Cláudio Luiz Oliveira, relatou que os servidores se uniram com os usuários da unidade e fizeram um abaixo-assinado para reivindicar aos secretários de Saúde do Estado e do Município a permanência dos dois profissionais na Ávila Nabuco. "Colhemos em dois dias mais de mil assinaturas pedindo pelos dois servidores, fomos recebidos pelo secretário André Sotero e ele disse que o pudesse fazer para nos atender, faria. Inclusive eu soube que ele teve uma reunião com o secretário Almeida Lima para tratar de casos parecidos com este. Os dois profissionais em questão são pessoas eficientes e compromissadas com a saúde da comunidade", enalteceu Cláudio.

O aposentado Dalvo Batista Nascimento disse que foi muito bem recebido na Secretaria Municipal de Saúde. "Quando procuramos a SMS para resolver este problema, nós fomos bem tratados tanto pelas pessoas que trabalham no gabinete quanto pelo próprio secretário André Sotero. Por tudo isso, nós temos que enaltecer o empenho e o compromisso do secretário, mas também agradecer à comunidade que se juntou em prol de uma causa que iria prejudicar a todos porque, principalmente, o doutor Wilton é uma pessoa carismática, atende bem a todos e tem um atendimento especial aos idosos, ele vai à casa da gente. Então não podíamos perder um médico como este", argumentou o senhor Dalvo.

O que é controle social?

Controle social é uma forma de compartilhamento de poder de decisão entre o ente público (União, Estado ou Município) e sociedade sobre as políticas, também é um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. Trata-se da capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas.

Na Saúde, o controle social é realizado através da participação popular, que é a sociedade civil organizada por meio dos Conselhos de Saúde. Em Aracaju, existem os conselhos locais de saúde, um para cada uma das 44 unidades básicas de saúde e o Conselho Municipal de Saúde que é composto por 40 conselheiros titulares e 40 suplentes.

*Com informações do site www.polis.org.br