Secretário André Sotero participa de reunião no TCE sobre tratamento oncológico

Saúde
24/05/2017 18h28

O tratamento oncológico em Sergipe foi o tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE). O secretário Municipal da Saúde, André Sotero, participou do encontro que contou também com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, do procurador geral do Ministério Público Especial, João Augusto Bandeira de Mello, dos novos diretores do Hospital Cirurgia, além dos conselheiros do TCE.

Para abrir o debate, foi exibida uma reportagem realizada no final do ano passado para o Jornal Hoje, da Rede Globo, que relatou o drama de uma paciente que veio a óbito porque teve o tratamento interrompido.  Em seguida, a conselheira e vice-presidente do TCE, Suzana Azevedo, que foi quem solicitou a reunião, ressaltou a necessidade de se construir uma agenda positiva para tentar resolver os problemas enfrentados por esses pacientes. “A questão da oncologia em Sergipe é antiga e nós precisamos tomar uma providência para resolvê-la. O Tribunal de Contas, que é o órgão fiscalizador e guardião dos recursos públicos, não pode ficar sem  ação, nós temos que procurar, junto com os gestores da saúde, montar uma agenda de compromisso de trabalho para solucionar definitivamente esse problema”.

O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, aproveitou a oportunidade para alertar aos gestores  e diretores do Cirurgia quanto ao uso responsável da verba destinada a oncologia. “Nós não podemos permitir que os recursos federais, estaduais e municipais que são destinados  exclusivamente para o tratamento oncológico sejam desviados para outros fins. Existem diversas denúncias contra administrações passadas nesse sentido e quero aqui fazer esse alerta para que isso não aconteça mais”. 

E o secretário André Sotero respondeu ao presidente do TCE afirmando que essa é também uma preocupação dele. “A Controladoria Geral da União recomenda que o gestor fiscalize a aplicação da verba e é isso que eu estou fazendo. A gente sabe que o recurso federal destinado ao Cirurgia deveria ser utilizado apenas para oncologia, radioterapia e quimioterapia, então eu peço aqui que cada centavo repassado seja fiscalizado pelo TCE e pelo Ministério Público para evitar o desvio de finalidade”.

Ao final do encontro, Clóvis Barbosa enfatizou que a dívida social dos gestores, prestadores de serviço e órgãos de controle é muito grande e se mostrou esperançoso. “ Nós vimos aqui exemplos de muitas pessoas que morreram  vítima de câncer e é preciso que agora a gente dê um norte a esse trabalho. Tenho muita esperança nos novos gestores do Município e do Estado e também na nova direção do Cirurgia  para solucionar esse problema”. Enquanto TCE,  estamos aqui para contribuir e não somente para fiscalizar e punir”.

André Sotero saiu satisfeito da reunião, reafirmou a preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira com as pessoas com câncer e disse que o dia de hoje é um marco na história da oncologia em Sergipe. “Essa é uma demonstração clara de exercício de cidadania, expor os problemas e tentar resolvê-los.  É uma esperança real para os pacientes porque tenho certeza que todos que estiveram aqui hoje vão se empenhar para garantir um tratamento digno e de qualidade para os pacientes oncológicos”.