Funcaju realiza II Recital de Poesias com alunos da rede municipal de ensino

Cultura
24/05/2017 19h22

Visando contribuir com o incentivo à leitura, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizou na tarde desta quarta-feira, 24, o II Recital de Poesias. O evento aconteceu no Centro Cultural de Aracaju, unidade da fundação, sediada na praça General Valadão, reunindo alunos de quatro escolas municipais. A seleção dos trabalhos ficou a critério da coordenadoria da Biblioteca Mário Cabral, instalada no Centro Cultural.

Mês das mães, mês onde se comemora o Dia da Literatura Brasileira, maio foi escolhido para a realização do recital. O público apreciou poesias de grandes escritores brasileiros: Carlos Drumond de Andrade; Vinícius de Moraes; Olavo Bilac e Coelho Neto. A cada apresentação a plateia mudava de opinião sobre qual representante de escola recitava melhor. A proposta era promover a integração dos alunos das escolas do município.

 Os alunos foram julgados pela cordelista Isabel Nascimento, pelo poeta João Love e pela educadora e escritora Cris Souza. Os trabalhos da tarde foram abertos pelo diretor do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, e pela coordenadora da Biblioteca Mario Cabral, Verônica Cardoso Santana. Participaram do recital os alunos das escolas municipais do ensino fundamental Elias Montalvão; Bébe Tiúba; Olga Benário e Teixeira Lott. 

 
Premiação
 
Os jurados levaram em conta requisitos como criatividade, entonação da voz e postura. A aluna Rilary da Silva Lopes, da Escola Elias Montalvão, obteve o quarto lugar.  Já a aluna Geovana Lourenço, da Escola Olga Benário, levou o terceiro lugar. Em segundo, Vinícius Santos Andrade, da Escola Bébe Tiúba. A melhor performance foi de Raik Gabriel da Silva Santos, de 6 anos, da escola Teixeira Lott, que ficou com o primeiro lugar.
 
Para Raik da Silva, não foi difícil decorar o texto. “Estudei bastante. Estava nervoso, mas fiquei feliz por ganhar o primeiro lugar”. A coordenadora pedagógica do Teixeira Lott,  Daniela da Silva Nascimento, explicou que a escolha por Raik para representar a escola foi diante do seu potencial. “Apesar da pouca idade do garoto, sentimos nele esse potencial e temos que apoiar esse desenvolvimento”.