Prefeitura trabalha recompondo a malha viária da capital

Obras e Urbanização
25/05/2017 17h50

Nos últimos dias a instabilidade climática e os altos índices pluviométricos acabaram provocando transtornos e expondo vários problemas deixados pela gestão passada, principalmente na ausência de um trabalho consistente na limpeza e manutenção da rede de macro e microdrenagem da cidade. Trabalhando cotidianamente, inclusive em períodos noturnos, a Prefeitura de Aracaju, por meio de ações integradas entre várias secretarias, buscou solucionar e regularizar a vazão das águas pluviais que provocavam alagamentos em alguns pontos.

Paralelamente, outras ações foram retomadas a fim de garantir aos condutores uma mobilidade mais segura e normalizar os tráfego nos corredores de trânsito. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), por exemplo, retomou as ações de recuperação da malha viária da capital, priorizando os pontos mais atingidos e as avenidas e ruas mais movimentadas.

Um destes pontos onde o órgão municipal intensificou os serviços de recomposição do pavimento foi a avenida Euclides Figueiredo, na altura do bairro Santos Dumont. Nesta via passa um grande número de veículos todos os dias para outros bairros da zona Norte e para o município de Nossa Senhora de Socorro. Além disso, outras concessionárias estatais ou privadas, atuam na Euclides e acabam prejudicando ainda mais a qualidade do piso asfáltico.

Outras avenidas também foram listadas entre as que necessitavam da manutenção, como as avenidas Hermes Fontes, Pedro Valadares, Antônio Cabral. Apenas nesta quinta-feira, cerca de 60 toneladas de asfalto foram aplicadas em vias públicas de norte a sul da capital.

As demandas estruturantes encontradas na capital, tecnicamente, não podem ser resolvidas em cinco meses. "É técnica e humanamente improvável resolver os problemas acumulados em quatro anos em apenas cinco meses. Utilizamos engenharia para fazer limpeza de drenagem, manutenção asfáltica, as praças abandonadas e retomar 30 obras paralisadas e não podemos usar de proselitismo. Sempre que tenho reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira a principal determinação é a de que devemos devolver a qualidade de vida aos aracajuanos, mas sem arrojos e com responsabilidade social e administrativa", afirma o secretário de Infraestrutura, Sérgio Ferrari.