Aposentadas aprendem técnicas artesanais em curso da Fundat

Formação para o Trabalho
25/05/2017 18h20

A estreia da artesã Luana Borges como instrutora na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) não poderia ter sido melhor. A sua primeira turma de Técnicas Básicas em Feltro (30h) foi composta pelas senhoras da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Asaprevi), entidade parceira da Fundat, que fica localizada no Bairro Industrial.

As aulas chegaram ao fim na tarde desta quinta-feira, 25, e deixaram a mais nova professora de artesanato da Fundação com saudade do período de ensino e aprendizagem que viveu ao lado das aposentadas. "Foi maravilhoso, as alunas foram excelentes, elas me surpreenderam com cada detalhezinho que traziam para compor as peças", relata Luana.

Ela traz à tona que a prática artesanal além de ser uma alternativa terapêutica, também tem potencial para se transformar em uma atividade geradora de renda complementar. "O artesanato é um exercício que alivia o estresse, trabalha a mente e pode trazer um lucro extra que é sempre bom", explica a instrutora.

Feliz em aprender

Os elogios de dona Yeda da Silva, 65, à instrutora Luana revelaram que o trabalho e a dedicação da artesã agradaram bastante a aposentada. "Gostei dela, é uma pessoa prendada e ensina de forma paciente", conta Yeda, pensando em repassar tudo o que aprendeu para as amigas. "Ocupa a minha mente e gosto de aprender para ensinar às minhas colegas", diz a aluna, que já participou de outros cursos artesanais da Fundat.