Audiência pública sobre PLDO será transmitida via YouTube

Planejamento e Orçamento
26/05/2017 11h31

Democratizar o acesso a todo o conteúdo que será discutido sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), oferecendo canais inéditos de acesso como a transmissão ao vivo, via YouTube (site que permite aos usuários visualizarem e compartilharem vídeos via internet). Esta é a meta da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que busca ampliar as possibilidades para que os cidadãos aracajuanos acompanhem a temática que será debatida na próxima segunda-feira, 29, na audiência pública que apresentará e discutirá o instrumento que define a proposta orçamentária do Município para 2018. A ação ocorrerá das 9h às 12h, no Centro Administrativo Aloísio Campos.

De acordo com o coordenador geral do Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, que coordena a ação, esta é uma iniciativa que ampliará o conhecimento sobre esta discussão. “Além da participação presencial, com os munícipes, técnicos e representantes de entidades que estarão aqui, também teremos a oportunidade de ampliar o acesso ao conteúdo apresentado e discutido com os cidadãos aracajuanos  através do YouTube. Sem dúvida, essa é uma ferramenta inédita e que traz um caráter extremamente democrático ao que estamos fazendo”, avalia.

Participação e Transparência

O próprio regimento, que estabelece as regras de funcionamento da audiência, prevê e regulamenta a possibilidade dos presentes manifestarem sua opinião sobre as questões tratadas no âmbito da audiência pública, obviamente, a partir da prévia inscrição para participação.

Após o acontecimento da audiência, será elaborada uma ata técnica contendo a íntegra dos debates, onde será anexada a lista de presença, para posterior publicação no Diário Oficial do Município. Na sequência, já com o acréscimo das sugestões e/ou ponderações ouvidas, ocorre o envio do PLDO para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal, através da Comissão de Finanças e Orçamento.