Fundat oferta pela primeira vez o curso de Automaquiagem

Formação para o Trabalho
25/05/2017 20h37

Toda mulher merece se olhar no espelho e sentir-se bonita, afinal cada beleza é única e deve ser admirada. Para realçar os traços femininos, a maquiagem se tornou um item quase indispensável para as mulheres. Porém, o processo de se maquiar nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em ensinar esta prática com o intuito de valorizar a autoestima e estimular a geração do próprio negócio, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ofertou a primeira turma do curso de Automaquiagem realizada na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Jardim Esperança.

A capacitação possibilitou a algumas alunas o primeiro contato com as técnicas de maquiagem e também incentivou aquelas que desejam aprender um ofício lucrativo ou ainda as mulheres que já atuam na área da beleza e estética e almejam aprofundar os conhecimentos. "Ouvi vários relatos de alunas que nunca tinham se maquiado, ensinei a elas as principais etapas da maquiagem que envolve a higienização da pele, os cuidados com as sobrancelhas e por fim o preparo da pele, do olho e boca. Sinto que cumpri minha missão, expliquei de uma maneira simples, fácil, criativa, foi um momento divertido, prazeroso e especial", conta a instrutora do curso, Rosemeire Gomes.

Ela, que é maquiadora e proprietária de um salão de beleza há sete anos, explica que o mercado de beleza está em constante ascensão, pois as pessoas estão cada vez mais buscando cuidar da aparência e do bem-estar. "Elas precisam continuar fazendo cursos específicos do segmento, estar sempre praticando e trabalhar com produtos de qualidade", aconselha Rosemeire para as alunas que pretendem iniciar ou incrementar o próprio negócio.

Encerramento com desfile

O curso foi finalizado nesta quinta-feira, 26, com um desfile organizado pela professora e pelas alunas que apresentaram as maquiagens que podem ser utilizadas durante o dia, em ocasiões festivas e em uma entrevista de emprego. "Foi muito bom, aprendi muita coisa em pouco tempo, meu foco principal foi aprender a fazer em mim, mas eu também quero fazer em outras pessoas", afirma a participante Rebeca Freitas, de 18 anos.

A aluna Maria de Carvalho, 39, acredita que o aprendizado vai aprimorar o seu trabalho como vendedora no ramo de moda e cosméticos. "Aprendi truques e técnicas que vão me ajudar muito porque vou repassar essas dicas para as clientes e isso valorizará o momento da venda", explica Maria, que sai do curso com a autoestima lá em cima. "A gente se sente bem e fica mais bonita, é um curso que toda mulher deveria fazer", aconselha.