Emsurb realiza plantio de árvores na zona Sul da capital

Serviços Urbanos
26/05/2017 16h35

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã desta sexta-feira (26), o plantio de mudas ornamentais e medicinais. No total, 500 árvores das espécies Ipê Roxo e Pata de Vaca foram plantadas na Avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, zona Sul.

Para o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o cultivo e a manutenção das árvores na área urbana traz como benefício maior estabilidade do clima e da temperatura, melhorando a qualidade do ar. “Essa iniciativa é de extrema importância, porque marca concretamente as intenções do nosso prefeito Edvaldo Nogueira, de devolver à Aracaju o título de cidade da qualidade de vida. Dentro de pouco tempo essas árvores já estarão florando e embelezando ainda mais Aracaju”, ressaltou.

A ação, idealizada e promovida pela SEMA, faz parte do Plano de Arborização, e contou com o auxílio de uma equipe composta por 11 agentes da Emsurb.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, César Viana, Aracaju apresenta, atualmente, um déficit acentuado de áreas verdes. “O valor mínimo deveria ser de 15m², por habitante, porém, a cidade tem apenas cerca de 4m², por pessoa. Por isso, a intenção da prefeitura é aumentar o número de árvores para conseguir atingir um índice arbóreo de qualidade, deixando o ambiente mais agradável, saudável e belo”, destacou.

No último dia 11, a equipe da Emsurb, já havia realizado a plantação de 100 mudas da espécie Ipê Roxo no mesmo local. Segundo o coordenador de Áreas Verdes, Fabiano Augusto, existe um planejamento para mais plantios em outras áreas públicas, sempre em parceria com a Sema. “Nosso trabalho é de reconstruir todo o projeto de arborização da cidade, deixando o local mais acessível à população. Trata-se de um trabalho prazeroso, que nos enche de orgulho pelo resultado final", pontuou.

Morador do bairro Aeroporto, José Francisco aprovou a iniciativa da prefeitura. “Costumo caminhar por aqui e sempre via um ambiente morto. Agora a paisagem já está começando a mudar para melhor”, observou.