Secretaria da Saúde oferece diversos serviços na Ação Global deste sábado

Saúde
27/05/2017 12h32

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa neste sábado, 27, da 26ª edição da Ação Global, que este ano tem como tema “Qualidade de Vida para toda a Família”. O evento, uma iniciativa da Rede Globo com o Sesi, acontece até às 16h, na Escola Roberto Simonsen, no bairro 18 do Forte, e promove um mutirão de serviços em prol da cidadania ofertando emissão de documentos, consultas, exames, atendimento jurídico e atividades de lazer. Durante a ação, a  SMS está disponibilizando  diversos tipos de atendimentos para promover a saúde da população.

Através de uma abordagem didática e distribuição de panfletos educativos, o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) está orientando crianças, jovens e adultos. “Nosso trabalho aqui é explicar para as pessoas de que forma elas podem identificar as diversas formas de violência dentro da comunidade onde vivem, para que esses casos sejam denunciados e notificados. Quanto aos acidentes de trânsito, ainda dentro do movimento “Maio Amarelo”, nosso intenção é chamar a atenção dos condutores para que eles entendam que ao cometer uma imprudência está colocando em risco a própria vida e também a de várias outras pessoas”, disse a referência técnica do Nupeva, Lijane Oliveira.

A dona de casa Iomar de Oliveira Santos, moradora do bairro Cidade Nova, foi a primeira pessoa do dia que recebeu as orientações da equipe do Nupeva. Ouviu tudo atentamente e saiu bastante satisfeita. “Eu gosto muito de participar desses eventos porque é uma oportunidade que a gente tem de sempre aprender um pouco mais sobre diversos assuntos. Além disso, cuidar da saúde é sempre muito importante”.

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) também está presente na Ação Global, oferecendo avaliação de saúde mental. Segundo Karla Patrícia Costa, psicóloga do Cerest, o serviço é extensivo a todos os participantes do evento. “A gente trabalha com o adoecimento relacionado ao trabalho, mas num evento como esse a gente amplia o nosso atendimento. Desta forma, estamos conversando com as pessoas para saber como anda a saúde mental delas, identificando se elas apresentam sintomas de depressão, ansiedade ou estresse. Caso a gente observe alterações de comportamentos, a gente faz o encaminhamento desse usuário para o Cerest ou para a Unidade de Saúde, a depender de cada caso”.  

Motorista aposentado, o senhor  Hélio Mário Júnior  bateu um longo papo com a psicóloga e disse que valeu muito a pena sair de casa mesmo num sábado chuvoso. “Eu sofro de síndrome do pânico e ter a oportunidade de conversar com uma profissional aqui hoje foi importante para mim. Ela me tirou muitas dúvidas e também recebi orientações proveitosas sobre o meu caso. Valeu muito a pena ter enfrentado a chuva para estar aqui hoje”, comemorou.

A distribuição de camisinhas, lubrificantes e panfletos sobre as doenças sexualmente transmissíveis ficou sob a responsabilidade da equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais. “Muitas pessoas não sabem que esses insumos de prevenção estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, são de livre acesso e não é preciso nenhum tipo de identificação para retirá-los. Além disso, estamos orientando as pessoas sobre a realização dos testes rápidos que detectam as doenças sexualmente transmissíveis e informando sobre o Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona no Cemar Siqueira Campos”, esclareceu  Débora Oliveira, referência técnica do programa.

Zoonoses e Combate ao Aedes

O combate ao Aedes Aegypti é uma preocupação constante da Secretaria Municipal da Saúde. Por esse motivo, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) também está presente na Ação Global com os agentes de Endemias. A equipe faz um trabalho de prevenção, orientado a população quanto aos cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Já o Centro de Controle de Zoonoses está expondo alguns animais peçonhentos e também orientando quanto aos cuidados que as pessoas devem ter quando encontram algum desses bichos dentro de casa.